“Comenda Sinhá Moreira” faz homenagem aos que contribuíram para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica

A cidade de Santa Rita do Sapucaí, também conhecida como ‘Vale da Eletrônica’, abriga o único Parque Tecnológico Aberto de Minas Gerais, reconhecimento obtido junto ao governo de Minas que trouxe benefícios ao município. Atualmente, são 163 indústrias de base tecnológica, cerca de 15 mil postos de trabalho ocupados e um faturamento anual estimado em R$ 3,2 bilhões. Nesta quinta-feira (10/11), o Sebrae Minas e o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) promovem o Desenvolve Vale da Eletrônica – Comenda Sinhá Moreira, que homenageia empresas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da região.

A abertura do evento será às 18h, com a apresentação do gerente do Sebrae Minas da Regional Sul, Rodrigo Pereira, e da analista do Sebrae Minas Myrian Sousa, sobre a atuação da instituição no Vale da Eletrônica. “O Sebrae Minas desenvolve na região diversos projetos, ações e investimentos em benefício de vários segmentos, desde o agronegócio às startups, sempre prezando pela melhoria do ambiente para os pequenos negócios, e pelo desenvolvimento econômico local”, destaca a analista do Sebrae Minas.

Na sequência, será realizada a entrega da “Comenda Sinhá Moreira” em três categorias: Personalidade Ilustre (para o profissional que tenha contribuído para o Vale da Eletrônica), Indústria Inovadora (empresa que apresentou produto ou serviço mais inovador) e a empresa com o maior crescimento no número de funcionários no Vale da Eletrônica (com base nos dados do Caged).

De acordo com o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, a criação da Comenda foi uma ação da indústria do Vale da Eletrônica para reforçar esse legado e evitar que se apague com o tempo. “Dona Sinhá Moreira foi muito importante para Santa Rita do Sapucaí, afinal foi ela quem trouxe um novo foco para a cidade: a tecnologia. Até então, em 1950, o município tinha como base econômica somente a agricultura, especialmente, o café e o leite. A mudança trouxe desenvolvimento tecnológico e socioeconômico, que beneficiou a cidade, o estado e o país. Por isso, a Comenda está no estatuto do Sindvel, que determina que todo ano, no mês de novembro, se realize uma sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira, com o objetivo de perpetuar a memória dela,” ressalta o presidente.

Desde a criação da Comenda, 20 empresas e outras dez personalidades receberam a homenagem.

Conheça os homenageados deste ano:

Categoria Personalidade Ilustre: o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.

Categoria Indústria Inovadora: empresa Campotech, de Santa Rita do Sapucaí, que criou o “Jacu Digital’ , equipamento de fermentação automática que controla a temperatura e monitora a atividade biológica de café, criada em 2018, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), campus Machado. A inovação promete substituir formas rústicas de fermentar o grão no terreiro.

Categoria empresa com o maior crescimento do número de funcionários no Vale da Eletrônica: Hitachi Kokusai Linear, empresa fornecedora de equipamentos de radiodifusão.

SERVIÇO:
“Desenvolve Vale da Eletrônica – Comenda Sinhá Moreira”
Dia: 10 de novembro, 18h.
Local: Decorfest – Rua Professora Maria de Melo, 30, Família Andrade.

ASCOM SEBRAE MINAS

radio ofere

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário