Um lobo-guará adulto foi capturado na manhã desta quarta-feira(26) no quintal de uma residência no bairro Esplanada, em Pouso Alegre. O resgate do animal silvestre foi feito por uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Conforme informado pela CBMMG, uma equipe foi mobilizada por volta das 6h para atender ao chamado de uma moradora do bairro Esplanada. Segundo ela, o animal conseguiu entrar no imóvel e estava circulando pelo jardim e demais dependências da área externa da casa. Ela o visualizou pelas câmeras de segurança e percebeu que o animal se encontrava tranquilo e não parecia assustado ou ameaçador no ambiente desconhecido por ele.
A equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e iniciou os trabalhos de captura e resgate do lobo-guará. Os militares utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados para a captura de animais silvestres e cambões, que são instrumentos com uma corda na extremidade de uma haste, utilizado para conter em segurança o animal distante de quem faz o resgate.
Em pouco tempo, segundo os bombeiros, o lobo-guará foi capturado com total segurança e não teve ferimentos. O animal adulto e de porte grande foi colocado numa caixa-jaula e o resgate dado por encerrado.
O próximo passo seria a soltura do lobo-guará ainda nesta manhã. O animal foi levado para a reserva biológica da Mata do Cristo e feita a soltura em seu habitat natural.
O LOBO-GUARÁ
O lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus), é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul. É o maior da espécie, podendo atingir entre 20 e 30 quilos de peso e até 90 centímetros na altura da cernelha. Suas pernas longas e finas e a densa pelagem avermelhada lhe conferem uma aparência inconfundível. No dia 29 de julho de 2020 o lobo-guará foi escolhido para simbolizar a cédula de duzentos reais (Wikipédia).
Veja a seguir, o vídeo da soltura do lobo-guará na reserva da Mata do Cristo, em Pouso Alegre.
Portal da Cidade Pouso Alegre


























