Foi confirmada na manhã deste domingo(09) a primeira morte por varíola dos macacos (Monkeypox) em Pouso Alegre. Segundo a Prefeitura, trata-se de um paciente do sexo masculino, de 21 anos, com comorbidades. Esta é a quarta morte pela doença registrada no Brasil.
O paciente faleceu no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde estava internado desde o dia 11 de setembro.
A Prefeitura informa ainda que, “atualmente, no município, há 4 casos confirmados (sendo um deles o paciente que foi a óbito e os demais que passaram pelo isolamento domiciliar), 1 em análise e 45 descartados.
DOENÇA
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.
As erupções (bolhas na pele) geralmente se desenvolvem de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.
SINTOMAS
Os sintomas da varíola dos macacos são mal-estar geral, febre e cansaço, que são muito parecidos com os da gripe. Além disso, os nódulos linfáticos ficam inchados. Na sequência, aparecem erupções na pele, que podem se iniciar como manchas vermelhas e sem volume, depois apresentam volume e bolhas para, finalmente, formarem cascas. Uma característica que a diferencia da varicela (catapora) é que as lesões se apresentam em uma mesma fase de evolução nos casos de varíola.
Portal da Cidade Pouso Alegre


























