A catarinense WEG anunciou a ampliação da fábrica da Balteau, em Itajubá, comprada há menos de um ano. A unidade, especializada na fabricação de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição, ganhará mais 1.350 metros quadrados e equipamentos mais modernos de bobinagem, isolamento, tratamento e secagem dos transformadores.

O valor do investimento não foi divulgado, mas a companhia informou que a expansão vai gerar cerca de 50 novos empregos na unidade. Um dos objetivos é aumentar a participação de mercado.
As contratações serão feitas à medida que os equipamentos de bobinagem, isolamento, tratamento e secagem dos transformadores forem instalados. A previsão da empresa é produzir até dezembro deste ano.
O anúncio ocorre após a visita do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho à empresa no início do mês, quando colocaram à disposição da Balteau-Grupo WEG toda a estrutura que o município oferece para projetos de ampliação e expansão empresarial.
Na ocasião, Prefeito e Vice-Prefeito foram recepcionados por André Luiz Martins Gesualdi (Diretor Administrativo e Financeiro), João Donizete da Silva (Diretor Comercial), Lauro Augusto Lopes da Costa (Diretor Industrial) e José Mário Ribeiro Osório (Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento). O Secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot, e a Secretária de Planejamento, Edna Lopes, também acompanharam a visita.
A WEG anunciou ainda que, ao final do projeto, terá um aumento da capacidade de produção da linha de transformadores de corrente e potencial de medição e proteção de 72kV a 245kV.
“Pretendemos também dobrar a fabricação da linha de transformadores de corrente de 550kV e aumentar as áreas de montagem, tratamento dos transformadores, almoxarifado e expedição”, explica Carlos Diether Prinz, diretor-superintendente da WEG Transmissão & Distribuição.
A Balteau foi comprada pela WEG em setembro de 2021 – o valor da aquisição não foi divulgado na época. A unidade conta atualmente com 11,8 mil metros quadrados e mais de 400 funcionários. Em 2020, teve receita líquida de R$ 121,7 milhões.
A Balteau-Grupo WEG é especializada em projeto, fabricação, ensaios elétricos e assistência técnica de transformadores. Seus principais clientes são as concessionárias de energia, incluindo Eletrobras, Eletronorte e Furnas, e concessionárias de distribuição, como Enel, EDP e Iberdrola. A Balteau também produz equipamentos para estações de energia solar e eólica e subestações de indústrias.
NSC Total





















