Em Munhoz, no bairro Pedra Vermelha, a barragem de uma represa rompeu e a lama invadiu uma casa enquanto os moradores dormiam, na madrugada de domingo(06).
Segundo a Defesa Civil, a represa é das quatro localizadas em uma propriedade particular que fica na zona rural da cidade. Ela é utilizada para criação e peixes e, conforme a Defesa Civil, a maior se rompeu e sobrecarregou duas barragens menores.
A lama arrastou vacas e cabras e atingiu a área de abastecimento municipal de água da cidade, ficando sem abastecimento, mas o problema já foi resolvido.
A família foi retirada do imóvel que foi invadido pela lama, mas já voltou ao local após a limpeza da casa.
As causas do acidente ainda são investigadas, mas informações iniciais da Defesa Civil apontam que o proprietário começou uma obra nas proximidades da base da primeira represa e acabou retirando muita terra. Isso, segundo a Defesa Civil, teria enfraquecido a área que acabou cedendo durante a madrugada.
O agente regional da Defesa Civil do Estado, Vanderlan Domingos Ribeiro, iniciou, junto com os funcionários e do dono da propriedade, a realizar a vazão gradual da água dos outros reservatórios.
Um boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar Ambiental e será encaminhado para o Ministério Público, que deve iniciar uma investigação sobre a situação cadastral destas represas da propriedade particular no Instituto Mineiro de Gestão de Águas.


























