Em Pouso Alegre, o Cb Eguimar recebeu um telefonema através do telefone de Urgência e Emergência 190 de uma mãe desesperada, narrando que seu filho de 22 (vinte e dois) dias de vida estava engasgado e perdendo a respiração.
A mãe ao ver o seu bebê engasgado, em estado de cianose (pele arroxeada), com baixa respiração, desfalecida em seus braços, ligou logo para o telefone de Urgência e Emergência 190, e prontamente foi atendida pelo Cabo Eguimar Leandro do Nascimento, que começou a acalmar a mãe.
O Cb Eguimar percebendo que a mãe estava muito nervosa, pediu para falar com outra pessoa da casa. Uma outra senhora, avó do bebê, pegou o telefone e começou a relatar que ele estava engasgado e não respirava.
Através dos relatos colhidos e devido a criança estar na Zona Rural, podendo o socorro demorar, o militar começou a instruir a avó de como fazer a manobra de Heimlich na criança.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia.
A avó, atendendo as orientações do Cabo Eguimar, colocou a criança em decúbito ventral e fez a manobra por alguns instantes.
Fica o silêncio, aumenta a tensão e em seguida a avó avisa emocionada que a criança voltou a respirar.
O Cb Eguimar, com muita calma e sabedoria pegou a localização do Sitio e encaminhou a Viatura Policial para o local.
Por se tratar de um caso de atendimento dentro dos protocolos da Policial Militar, o Cb Eguimar apesar de se emocionar com o atendimento, não esperava que um dia seria recompensado do ato heróico que fez.
No dia 29 de outubro, a recompensa chegou, pois na tarde desta terça feira, o Cb Eguimar recebeu um convite da família do bebê para fazer uma visita ao pequeno e guerreiro Piettro.
A visita foi emocionante e o encontro marcou a vida do Cb Eguimar, da mãe e avó de Piettro.
A avó e a mãe da criança contaram como foram os momentos de tensão. A mãe disse que quando viu seu filho todo roxo, desmaiado, entrou em pânico e não sabia mais o que fazer, começou a gritar, chorar. A avó quando percebeu que a criança já não estava mais respirando, não pensou duas vezes, e ligou no 190, e com calma conseguiu relatar ao policial o que estava acontecendo.
A avó pegou o bebê da mãe e seguindo as orientações do Cb Eguimar colocou o Piettro em seus braços e conseguiu salvar a vida de seu netinho, que no dia dos fatos estava com 22 dias de vida.



























