Itajubá recebe Hackathon da Nasa

Maratona de tecnologia e inovação, realizada pelo Sebrae Minas e pelo Centro de Empreendedorismo da Unifei, acontece neste fim de semana

Começou ontem(18) e vai até domingo (20) o Hackathon Nasa Space Apps Challenge, que será realizado dentro da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), localizada na av. BPS, nº 1.303, bairro Pinheirinho. O Hackathon é uma maratona de desenvolvimento, que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de tecnologia. O evento é realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo e com o Centro de Empreendedorismo da Unifei e tem o objetivo de desenvolver softwares que atendam a um fim específico ou a projetos livres, que sejam inovadores e utilizáveis.

Hackathon Nasa é um evento internacional, que ocorre em todo o mundo, ao mesmo tempo.  Serão 18 mil participantes, distribuídos em cerca de 200 cidades de 75 países diferentes.  Em Itajubá serão 100 participantes selecionados. O intuito é utilizar a criatividade, em conjunto com outros participantes, para resolver os desafios propostos pela Nasa. As metas serão divididas em cinco categorias: Vivendo em nosso planeta; Para as estrelas; Oceanos da Terra; Nossa Lua; e Planetas próximos e distantes.  O objetivo do evento é aumentar o interesse na exploração da Terra e do espaço e encorajar o crescimento da diversidade entre cientistas, engenheiros, tecnólogos e designers.

 

“Receber a maior Hackathon do mundo, em Itajubá, é fantástico. Será muito importante para o nosso ecossistema de inovação e fomento ao empreendedorismo, promovendo startups e novos negócios” comenta a analista do Sebrae Minas Andresa Cristina Silva.

A programação, ‘com a mão na massa’, começa na sexta-feira à tarde e retorna no sábado de manhã, quando começa uma jornada ininterrupta, virando a madrugada, que só deve terminar domingo no fim da tarde, com a entrega das soluções para a banca de jurados. As duas melhores soluções de cada cidade receberão um troféu e ainda irão para a fase global, quando terão suas conclusões avaliadas pelo escritório da Nasa. O prêmio para os vencedores dessa fase será uma viagem para conhecer a sede da agência espacial, nos Estados Unidos.

ASCOM SEBRAE MINAS

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário