Sinalização na BR459, próximo à Loteamento São José

O Secretário Municipal de Transporte Trânsito e Mobilidade Urbana Giácomo Costanti comenta sobre às sinalizações na BR 459 próximo ao Loteamento São José(Airton).

” Ainda como vereador e então Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, entrei em contato com o Deputado Federal Olavo Bilac em agosto de 2018, após um acidente no dia 24 de Julho daquele ano, com vítima fatal. Bilac enviou um ofício ao Dr. Fabiano Martins Cunha, então Superintendente do DNIT em Minas Gerais no dia 13 de agosto, cobrando medidas emergenciais à população como construção de sonorizadores e faixa elevada para pedestes como foram feitas no Bairro Pedreira.

Já como Secretário Municipal de Transporte Trânsito e Mobilidade Urbana, protocolei pessoalmente em Belo Horizonte no dia 09 de abril de 2019 o ofício N° 030/2019 do Prefeito Municipal Wander Wilson Chaves, ao Sr Danilo de Sá Viana Rezende, Superintendente Regional do DNIT no Estado de Minas Gerais, solicitando a instalação de redutores de velocidade, sonorizadores e Guard Rail em ambos os sentidos da BR 459 entre os quilômetros 126 e 128, bem como catadióptrico(olho de gato), em ambos os sentidos da BR 459 entre os quilômetros 125 à 130.Juntamente com o prefeito Wander Chaves solicitamos o empenho do Deputado Bilac Pinto, nesta questão. Bilac Pinto enviou ao DNIT o ofício N° 0104/2019 fazendo as mesmas solicitações.O DNIT enviou em 23 de abril de 2019 o ofício N° 31054/2019 informando que os serviços de sinalização horizontal foram executados na BR 459 com tintas para 2 anos e taxas catadióptricas nas bordas e eixos.

E que não haveria saldo contratual para colocação dos dispositivos de segurança solicitados.

Quanto aos controladores de velocidade ao longo da BR 459 se encontram em processo de definição de viabilidade técnica para as implantações.

Assim sendo o que cabe ao nosso município, que é solicitar providências junto ao DNIT vem sendo feito. 

Infelizmente tivemos no último dia 24 de julho, um acidente com outra vítima fatal, coincidentemente exatamente um ano após o último acidente com vítima fatal.

Como a rodovia BR 459 é de responsabilidade do DNIT, o município fica IMPEDIDO de realizar qualquer obra ou sinalizações em sua extensão, assim sendo, novamente enviaremos ofício ao órgão responsável cobrando medidas emergenciais para evitar novos acidentes no local.

Acionaremos o Ministério Público para que nos auxilie junto ao DNIT em prol da segurança de todos os nossos munícipes. “

Giácomo Costanti

Esta entrada foi publicada em Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário