Foi com muita emoção que o Prefeito Wander, autoridades e toda a comunidade que estava presente no Auditório Sinhá Moreira da ETE no último dia 27 de junho, presenciaram este momento tão importante para o município, o lançamento do programa Cidade Educ-Ativa, e dois de seus projetos lançados na mesma noite, de grande impacto na vida de nossos adolescentes em estado de vulnerabilidade, o Projeto Recriar Vidas e o projeto Conexão Esportiva.
Preocupada com o avanço das drogas entre os jovens e, em especial, no meio estudantil da sociedade santa-ritense, a Prefeitura Municipal firmou parceria com a empresa “Recriar Vida – Consultoria e Gestão” para a realização de capacitação de profissionais da rede municipal de ensino e de setores estratégicos da administração pública municipal. O projeto também prevê a realização de cursos e palestras direcionados a estudantes do 8º e 9º anos das escolas públicas e aos pais de alunos.
Santa Rita do Sapucaí será o primeiro município do Brasil a definir um plano de ação específico e pioneiro com a Recriar Vida – Consultoria e Gestão. Desenvolvido sob medida para a realidade local, que será aferida em ampla pesquisa de opinião, a iniciativa prevê a execução de um projeto desenvolvido sob medida com o foco na qualificação para o enfrentamento ao uso de drogas e na identificação e apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, o projeto “Recriar Vidas” faz parte de uma série de iniciativas que serão desencadeadas no município, nas diversas áreas da administração. Contudo, é a preocupação com o avanço das drogas e as vulnerabilidades sociais decorrentes ou associadas a esse mal que pautaram a busca por um projeto como o que foi concebido pela Recriar Vida – Consultoria e Gestão. Para ele, a gestão pública não poderia virar as costas para esse grave problema que se agrava dia após dia. Sendo assim, o projeto vai desencadear uma iniciativa inovadora nos municípios brasileiros que “é muito importante para a cidade e que foi pensada para as pessoas e na qualidade de vida dos nossos cidadãos”, reforçou o prefeito.
Para o coordenador do projeto e consultor da Recriar Vida, Geferson Barros, o projeto é inovador e único no país porque tem a premissa de capacitar para prevenir, com base numa experiência concreta. O consultor destacou ainda que iniciar um projeto como este em Santa Rita do Sapucaí é gratificante porque a cidade tem a inovação no seu DNA. “Daqui já saíram muitas ideias inovadoras que foram incorporadas ao nosso dia a dia e a cidade abriga escolas e mais de 150 empresas de tecnologia que são referência para o Brasil e o mundo”, destacou.
Na solenidade de lançamento do projeto, a Secretária Municipal de Educação, Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha apresentou a todos o programas já inscritos no programa através de cada secretaria municipal.
ASCOM PMSRS

























