Cerca de 200 animais já receberam identificação por microchip em Varginha

Em Varginha, cerca de 200 animais já foram cadastrados com um microchip pelo Centro de Bem Estar Animal da prefeitura em 2019. Segundo o setor, a intenção é que a tecnologia, que permite cadastrar os dados do animal e do dono, diminua os casos de abandono no município.

A colocação de microchip em animais é lei em Varginha desde 2011. Agora, em 2019, a prefeitura intensificou campanhas para conscientizar os donos sobre a importância do procedimento.

Apesar de ser um procedimento seguro, é indicado que o animal tenha pelo menos dois meses de idade. O procedimento é feito sem anestesia. O chip, que tem o tamanho de um grão de arroz, é aplicado sob a pele com uma agulha.

Com um aparelho, o veterinário transmite as informações por radiofrequência. O chip dá origem a um código, que carrega os dados do animal, como raça, cor, informações sobre o dono e histórico veterinário.

“Quando você precisa que ele seja identificado, no caso de perda ou roubo, você tem como comprovar que ele é seu. Porque o animal vai ganhar um código, um número, que ele vai ficar vinculado pro resto da vida. É intransferível, não tem como modificá-lo” explica a supervisora do setor de bem estar animal, Marisley Neves.

Além do microchip, o setor fornece outro tipo de identificação – o QR code, que pode ser colocado na coleira. Com esse código, qualquer pessoa com um smartphone pode identificar um animal perdido.

Perfis também foram criados pelo centro nas redes sociais para incentivar a adoção dos 170 animais, entre cães, gatos e cavalos, que estão no canil da cidade. “Aqui em Varginha tem muitos animais na rua e, no canil, a gente resgata todo dia um animal. Sempre quando resgata, a gente vai cuidando deles e postando na página”, conta a estagiária em veterinária Letícia Leal.

Todos os animais disponíveis para doação serão microchipados.

Serviço

Os interessados em instalar o microchip no animal devem procurar o Setor de Bem estar Animal, que fica na Avenida dos imigrantes, número 3758. Mais informações estão disponíveis no telefone (35) 3690-2276.

O valor é de R$ 29,84. Após o pagamento, o setor agenda a colocação do chip.

G1 Sul de Minas

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário