Aconteceu no último sábado(06), o lançamento oficial Fazenda da Esperança em Santa Rita do Sapucaí.
O evento que contou com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas, voluntários e agentes fundadores da comunidade terapêutica, foi realizado no Teatro Inatel.
A Fazenda da Esperança, há 35 anos é referência no acolhimento a dependentes químicos, e está presente em 23 países, com 140 unidades, atuando em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se livrar das drogas e do álcool.
A prefeitura através do Projeto de Lei nº 5133/18, de autoria do então Prefeito Jefferson Gonçalves Mendes, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, autorizou subvenção social de R$ 200.000,00 para compra do terreno onde será construída a Fazenda da Esperança Feminina no Município. Em 23 de abril do mesmo ano, o atual prefeito Wander Wilson Chaves, na época prefeito em exercício, sancionou a lei.
O sucesso da Fazenda da Esperança deve-se ao programa de recuperação, o qual baseia-se em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias.
Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. Tanto que todos os acolhidos vivem numa irmandade que de tão unida é capaz de devolver aos acolhidos o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, bem como da importância da comunhão.
Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório – o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.
Como resultado, a Fazenda da Esperança é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda.
O prefeito Wander, refirmou o apoio do executivo ao projeto, e emocionou os presentes com seu discurso que segue a baixo:
“A única meta humana é a felicidade!
Em busca dessa meta, nós humanos criamos um mundo irreal.
Um mundo de conflitos e separações.
Um mundo de disputa pelo poder de forma insana.
Um mundo de consumo de bens e serviços de forma irracional; o consumo de drogas, tudo para atingir a meta da felicidade.
O mundo se torna confuso, nos afastamos da inocência, da alegria, da paz, do amor, da verdade, de Deus; da verdadeira felicidade.
Nesse ambiente, surge por Deus pessoas iluminadas com capacidade de alterar a consciência coletiva, as mentes separadas e assim realizam milagres.
Essas pessoas santas plantam a esperança, nos ensinam a sonhar, buscar e agir.
Cito alguns exemplos, como:
Frei Hanz, exemplo de cuidador, que trabalhou e trabalha para as pessoas existirem, ao criar com seus colaboradores a fazenda da esperança, propiciam aos internos e a todos nós, autoconfiança, valorização do trabalho, amizade, liberdade e verdade.
Criaram um ambiente amoroso e com isso nos ensinam que a única forma de haver comunicação é no amor.
Sócrates com sua máxima: Tudo que sei é que nada sei. Um exemplo de humildade.
Todos nós somos importantes, temos uma função. Somos filhos de Deus.
Gandhi, exemplo de luta sem violência. Ele diz: Não há caminho para a paz; a paz é o caminho; é preciso paz para sorrir; é preciso paz para sonhar; é preciso paz para ser livre; é preciso paz para amar. A paz sem voz é o medo, e medo é ausência de fé.
Francisco de Assis, certa vez disse: Comece a fazer o necessário, depois o possível, quando acordar o impossível ocorrerá.
Jesus é a verdade, a luz e a vida. Aquele capaz de amar as pessoas que não merecem ser amadas”.


























