Piloto cai com paramotor em Varginha; linha de pipa pode ter provocado acidente

Em Varginha, um homem de 53 anos ficou ferido após cair com um paramotor no sábado(31) . A suspeita é que uma linha pipa de, conhecida como linha chilena, tenha provocado o acidente.

O paramotor, aparelho de voo similar a um parapente, caiu em uma área de vegetação entre os bairros Carvalho e Novo Tempo. Em imagens gravadas por moradores, é possível ver a pipa enroscada ao equipamento.

O piloto teve lesões nas pernas. Ele foi socorrido consciente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O helicóptero Arcanjo também foi chamado. A vítima foi levada para o Hospital Bom Pastor.

As causas da queda serão apuradas.

O piloto do paramotor  foi transferido de hospital neste domingo(31). Ele deve ser submetido a uma cirurgia. A queda de 30 metros com o equipamento de voo similar ao parapente provocou uma lesão na coluna.

Marcelo Pontes, de 53 anos, conta que alguém cortou as linhas do paramotor com uma linha chilena, de material cortante, em uma pipa.

“Além de ser muito perigosa, [a linha chilena] fica na mão de pessoa errada. Tem que fazer um programa pra acabar com isso. Isso é uma arma sem dono”.

O piloto, que tem cinco anos de experiência em voo de paramotor, explicou que se preparava para voltar ao solo quando o caso aconteceu.

“Uma pipa com linha chilena, na maldade, me laçou por trás, contornando meu equipamento e, assim, [cortou] minhas linhas com capacidade pra 70 kg cada, me jogando no chão em queda livre”, lembrou Marcelo. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver uma pipa enroscada ao paramotor.

Pontes conta que, primeiro, três linhas do paramotor foram cortadas. Em seguida, uma quarta linha foi atingida, o que levou o piloto a uma queda livre de 30 metros. “Sem tempo de usar paraquedas reserva pois só funciona acima de 150 metros. Foi muito rápido, coisa de cinco segundos de queda, vi bater no chão”.

G1 Sul de Minas

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário