Foram cinco dias de ações, com mais de 10 atrações artísticas em que a prefeitura disponibilizou uma estrutura completa no Centro de Eventos para atender a demanda da população que busca alternativas para comemorar o Carnaval, e a Secretaria do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo preparou uma agenda de ações bem pautadas para abranger diversas áreas e conseguir oferecer uma programação completa com entrada franca!
Este foi o primeiro ano em que foi feita uma reunião com as escolas de samba, e elas optaram por um bloquinho de carnaval ao invés do desfile devido a uma série de outras ações que eles estão desenvolvendo para reestruturar as escolas, e cada escola fez o seu bloco este ano, com apoio financeiro da Prefeitura para as camisetas, organização e água para os participantes.
Quanto às ações realizadas nas ruas, elas ficaram concentradas Praça Benedito Marques e Praça Santa Rita, e durante a reunião com os representantes das escolas de samba, ficou muito claro a defasagem financeira e de mão de obra para que as escolas saiam nas ruas novamente. Desta forma, durante o ano de 2019, eles se prepararão para que os movimentos de rua se fortaleçam, e eventualmente consigam resgatar os desfiles das escolas.
Em paralelo, também teve o Bloco das Piranhas, que também teve apoio da Prefeitura para reestruturar o tradicional bloquinho da cidade. Todos os blocos foram avisados sobre esta reunião, e eles se organizaram. e participaram juntos, foi criada uma comissão que decidiu o que apoiar durante o carnaval para que todos fossem contemplados.
‘O valor correto investido no Carnaval de Santa Rita do Sapucaí de 2019 foi de R$266 mil reais para os 5 dias de carnaval, incluindo toda a estrutura física e de serviços, assim como para as atrações, em comparação aos anos em que eram feitos na avenida, os custos chegavam a 700 mil reais somente as estruturas’, comenta o Secretario do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Janilton Prado.
Após aprovação popular realizada pela Câmara dos Vereadores, ficou comprovado que o local mais apropriado para os eventos de grande porte na cidade é o Centro de Eventos.
Ademais, o espaço está sendo preparado há alguns meses seguindo uma completa agenda de execuções do projeto de revitalização do local que já esta em andamento desde o ano passado para se tornar cada vez mais apto para receber a todos de forma apropriada.
As obras de construção dos banheiros, vestiários estão sendo finalizadas, e o próximo passo será o asfaltamento de uma área de 6.250 metros quadrados de asfalto, uma área significativa representando mais de um campo de futebol, acomodando 18.750 pessoas, conforme já estava previsto como parte do projeto de revitalização do centro de eventos.
Quanto à área verde, foram elaborados projetos de arborização e revitalização paisagística do espaço, que já começam em paralelo com as outras obras em andamento, e manteremos o campo de futebol, e a área que será asfaltada em breve, será utilizada como quadras para a prática de esportes durante os dias do ano que não houver eventos, serão utilizadas para outros fins.
Considerando os prós e os contras, ‘Fizemos um trabalho como nunca foi feito na cidade, o Carnaval com toda esta estrutura, como foi montada, nunca existiu, então acho que isso é motivo de orgulho para cidade, principalmente numa época de crise, fomos uma das únicas cidades que levou o carnaval adiante, inclusive este investimento foi feito com caixa próprio da Prefeitura e da Secretaria, e acreditamos que é um movimento que deve ser repetido, precisamos melhorar, existem pontos a serem explorados para evitarmos problemas como as chuvas, vamos asfaltar, já esta previsto, vamos melhorar, então vamos propagar as coisas bonitas e verdadeiras que foram feitas por aqui, nós precisamos levar as boas noticias para todos, o balanço foi positivo,e estamos dispostos e colocando em prática todos os projetos para deixar o centro de eventos o melhor da região’, finaliza o Secretario do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Janilton Prado.
Ano que vem tem mais!
Fonte: Facebook Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí


























Carnaval tem estrutura, mas reclamação geral do hospital não tomam atitude.
Asfaltando uma boa área realmente fica bom. Tentei ir no carnaval la, mas não consegui ficar muito tempo devido ao barro e ao mal cheiro do barro. Faltava incluir um lago artificial no projeto.