Sempre recebo pacientes que perderam ou vão perder todos os dentes, necessitando de reabilitações totais em um ou ambos os arcos dentais.
Uma das modalidades nesse caso é a dentadura convencional. Aquela normal que se conhece.
Entretanto, há casos em que o paciente não tem suporte ósseo para a dentadura convencional. E também casos em que o paciente deseja uma reabilitação de uma qualidade superior. Para esses casos a alternativa é a “dentadura fixa”.
O protocolo de Bramnemark é um tratamento comum para nós especialistas em implantodontia. Mas, muitos pacientes ainda tem dúvidas de como essa modalidade de reabilitação funciona, e como a prótese é fixada.
Trata-se de uma reabilitação feita sobre implantes. É feito estudo e um planejamento minucioso previamente para se determinar quantos, quais e o posicionamento dos implantes. Faz-se também um estudo do tipo de oclusão a ser restabelecida para cada paciente e avaliada toda a condição de saúde física do paciente.
Após todos os parâmetros estabelecidos e tudo planejado, procedemos a cirurgia e instalamos os implantes.
Percebam esse caso abaixo: a paciente perdeu todos os dentes ( superiores e inferiores ) por doença periodontal ( doença degenerativa dos tecidos que sustentam os dentes ). Inicialmente ela decidiu por uma dentadura convencional superior e o protocolo de Bramnemark inferior.
Aqui já vemos os 4 implantes interiores já instalados e com os intermediários já fixados. Notem a saúde gengival.
Prótese já pronta em suas visões laterais direita e esquerda
Visões da prótese por cima e por baixo mostrando os encaixes que se adaptam perfeitamente e passivamente sobre os implantes
Peça já acabada, no dia na instalação
Prótese instalada e finalizada.
Percebam a naturalidade e a adaptação do trabalho.
Com apenas 4 implantes conseguimos devolver todo o arco inferior de forma fixa, estável com extrema qualidade.
A paciente ficou tão satisfeita e impressionada com o resultado que decidiu fazer também o tratamento com os implantes no arco superior.
Logo iremos postar a finalização do arco superior também.
Espero que eu tenha conseguido sanar muitas dúvidas.


























