Pronto socorro da Santa Casa de Itajubá suspende atendimentos após corte de verbas

O pronto socorro da Santa Casa de Itajubá parou de funcionar ontem(20). Em um comunicado, a diretoria da Santa Casa alegou que a decisão foi tomada após o corte da verba mensal da prefeitura, no valor de R$ 160 mil.

Segundo a diretoria, a prefeitura encaminhou um ofício comunicando que o valor mensal para o serviço de urgência e emergência não será mais repassado. Diante da decisão, a Santa Casa informou que não pode mais realizar o serviço.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a direção do hospital disse que outros atendimentos, como consultas, internações na maternidade, cirurgias e realização de exames, vão continuar na unidade.

No mês de janeiro, médicos do pronto socorro da Santa Casa fizeram uma greve por conta dos salários atrasados há dois meses. Antes de paralisar as atividades, os médicos tentaram um acordo com a administração do hospital, mas como os salários não foram pagos, os atendimentos foram suspensos. Na época, o problema era com atraso nos repasses do Governo Estadual.

A Santa Casa é uma instituição filantrópica e recebe repasses do governo federal, estadual e municipal. Segundo a Superintendência da Santa Casa, são feitos cerca de 10 mil atendimentos por mês, 80% deles pelo SUS, Sistema Único de Saúde.

Sem a verba, não há prazo para retorno dos atendimentos na unidade.

G1 Sul de Minas

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário