O BATMAN DENTRO DE CADA UM DE NÓS

Sandro Mendes

Entre todos os super heróis, o mais humano com certeza é o Batman. Primeiro, porque não possui super poderes, valendo-se apenas da tecnologia, de sua inteligência e de seu treinamento em lutas para enfrentar seus inimigos, sendo o Coringa o pior deles.

Mas o que me chama mais a atenção no Batman é a sua profunda angústia, sua solidão. Ter presenciado o assassinato a tiro de seus pais lhe deixou marcas profundas na alma. Ele era apenas uma criança e foi obrigado a ver tudo aquilo.

Como superar um trauma tão grande? Sua máscara ajuda a esconder sua identidade, mas também sua dor. Viver isolado é outra forma de fugir do mundo e de tudo o que lhe
incomoda.

O dinheiro traz felicidade? Aparentemente, para o bilionário Batman não. Talvez por isso
Bruce Wayne, o Batman, seja um grande filantropo.

Existe na verdade um Batman dentro de cada um de nós. Seja na angústia devido a grandes traumas; seja na revolta contra as injustiças do mundo; seja na dificuldade de relacionamento que ele tem; seja pela vontade de ajudar os demais, cooperar com a sociedade; seja pelas máscaras que muitas vezes usamos para fugir da realidade, fingir o que não somos (a propósito, existem muitos Batmans no Facebook, por exemplo).

Batman é um bilionário, mas ele não tem um bilhão de felicidades. Tem sim um bilhão de dúvidas, de revoltas, de traumas. A imensidão de sua mansão se compara à imensidão de sua solidão.

Dinheiro não traz só felicidade. Se assim fosse, milionário ficava rindo o dia inteiro e não é esse o caso. Batman é um ótimo exemplo. Sua história de vida o tornou sombrio. E ele gosta e vive na escuridão da noite, isolado, pois é assim que se sente melhor.

Seu mordomo, Alfred Pennyworth, é praticamente seu único e melhor amigo. E os pesadelos do passado são uma constante em sua vida. O contato social, as comodidades e frivolidades que sua fortuna podem lhe proporcionar não lhe interessam muito, porque, assim como alguns de nós, ele não vê sentido algum em isso tudo.

Cada um de nós tem um Batman dentro de si e um Coringa para se enfrentar no dia a dia.
Qual é o seu?

Sandro Mendes

Essa coluna é patrocinada por:

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário