Iniciativa é resultado do Programa Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Educação
Amanhã(23), será realizada em Jacutinga, a primeira edição da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), na Escola Estadual Júlio Brandão (rua dos Expedicionários, 85). A iniciativa foi organizada por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, junto a professores, para expor e comercializar produtos e ideias de negócio desenvolvidas ao longo do ano.
O JEEP faz parte do Programa Educação Empreendedora, do Sebrae Minas, que capacita professores para disseminar a cultura empreendedora em sala de aula, estimulando os jovens a pensar e agir de modo empreendedor. Em Jacutinga, o projeto foi iniciado em fevereiro deste ano, após a parceria entre o Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Educação. Professores de diferentes disciplinas passaram por uma qualificação de 24 horas, além de outras 21 horas de Projeto para a implantação na escola, totalizando 45 horas. A partir de então, trabalharam as metodologias com os estudantes. “A proposta do JEPP é que os professores sejam multiplicadores do empreendedorismo, a fim de sensibilizar e engajar os estudantes para identificar, ao seu redor, oportunidades de inovação”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.
Na Feira, os alunos vão apresentar os resultados do seu aprendizado. “Entre os projetos expostos, teremos os puffs fabricados a partir de pneus usados por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Teremos, também, a apresentação do projeto de reprodução de obras do famoso pintor Van Gogh em sala de aula, uma proposta da estudante Camile Natália, de 15 anos, que busca investidores para viabilizar a iniciativa” explica o analista do Sebrae Minas, Ivan Figueiredo.
O Programa Educação Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae Minas desde 2017. No Sul de Minas, em 2018, mais de 32 mil alunos participaram das atividades, com 800 professores capacitados em 35 municípios da região.

























