Dr. Erasmo Camanducaia – Cirurgia Plástica Gengival – Enxerto de Tecido Conjuntivo

Uma área da odontologia muito importante, ligada a periodontia e cirurgia é a cirurgia plástica periodontal. Em muitos casos temos  defeitos complexos, como grandes retrações, perdas verticais, biotipo muito fino, bolsas periodontais e até mesmo excesso de tecido ósseo e gengival. Esses problemas podem comprometer a saúde dos dentes e até mesmo levar a perda dos elementos.

A paciente chegou até nossa clínica para tratamento das lesões cervicais ( região próxima da gengiva ) nos prés molares inferiores esquerdos.

Ao examinar notamos, além dessas lesões, cárie no Primeiro Molar e principalmente e mais preocupante, uma grande retração gengival.

Essa grande retração ainda é agravada pelo biotipo fino do periodonto, ou seja, uma gengiva muito pouco espessa, muito delicada. O que a deixa mais sensível e frágil, susceptível as agressões e traumas, agravando e acelerando a perda tecidual, podendo levar a perda dos dentes futuramente.

Percebam na foto da situação inicial

Nesse sentido, orientamos a paciente da necessidade da cirurgia plástica gengival com a colocação de um enxerto gengival para recuperar a sua estrutura em altura ( quantidade de gengiva ) e essencialmente alterar o biotipo gengival dando espessura e estrutura para a gengiva.

Assim procedeu-se: realizamos profilaxia e raspagem em toda a boca, sanificando todo o meio bucal.

Depois restauramos as lesões cervicais nos prés bem como a cárie do molar. Percebam que houve uma grande melhora na estética dental, o que pode levar alguns em acreditar que o problema foi resolvido.

Restaurações perfeitas mas a condição gengival continua a mesma.

Então procedemos a cirurgia plástica.

Essa foto é logo após a cirurgia

Após a reparação conseguimos um excelente resultado, retornando a normalidade dos tecidos.

Aqui temos o aspecto da região operada 40 dias após a cirurgia.

Conseguimos reposicionar a gengiva em seu local e altura normais, demos mais quantidade de tecido em altura e principalmente alteramos a espessura do periodonto. Deixamos o tecido mais espesso e resistente.

Essa nova condição vai garantir a estabilidade e saúde dos dentes.

Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário