PROJETE 2018 – Estimulando Novas Conexões

Em Santa Rita do Sapucaí, a ETE FMC busca empreender a melhor forma de integração escola-empresa e realiza, anualmente, a PROJETE – Feira de Projetos Tecnológicos da ETE. Na Feira, são expostos trabalhos de diversas áreas de automação, biomédica e telecomunicações, aplicados em tecnologia assistiva, robótica, agronegócio, IoT, wearables, segurança, sustentabilidade, entretenimento e indústria em geral.

Um dos projetos em destaque nesta edição é a Touca Térmica para Pacientes Quimioterápicos, desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos, que tem por objetivo evitar a queda de cabelo de pacientes em tratamentos de quimioterapia. “O projeto é uma touca que resfria o couro cabeludo e assim permite que o remédio do tratamento do câncer não alcance a raiz dos fios, fazendo com que o cabelo não caia durante o tratamento”, explica um dos autores do trabalho, o aluno Samuel Alves Chagas.

A aluna Rita Elizabeth Almeida, também integrante da equipe, explica que existe um produto semelhante, porém importado e de alto custo. “Nossa ideia é automatizar o aparelho para reduzir os custos de fabricação. Hoje, essa touca é descartável e custa de R$300 a R$700, por sessão. Nosso intuito é criar a touca eletrônica como um equipamento fixo nos hospitais, podendo atender a todos pacientes.”

Já a automatização em prontos-socorros, através de prévios procedimentos online que agilizam os atendimentos, é o que trata o projeto desenvolvido por alunos do 1º Ano: AMAHPP – Aplicativo para Melhorar o Atendimento em Hospitais Públicos e Particulares. “O paciente preenche uma ficha médica online e envia ao hospital. Assim, recebe o Protocolo de Manchester (sistema de triagem baseado em cores que determinam a gravidade do problema e o tempo de atendimento) e um código de atendimento. Já no hospital, basta informar esse código em um display eletrônico e o aparelho medirá e a temperatura corporal e os batimentos cardíacos. Portanto, o sistema identifica as informações básicas do paciente, restando ao médico complementar com informações que só um profissional de medicina é capaz de apurar” explica a aluna Anne Elise Ferraz. 

Fogão AutomatizadoCarro Plantador AutomáticoSistema de Localização de Vagas em ShoppingGame para Incentivo às Atividades FísicasEsquema de Prevenção ao Atropelamento de AnimaisBoia de Monitoramento e SegurançaMochila OrtopédicaLanterna para Cegos e Daltônicos, e Mecanismo para Usina Fotovoltaica são algumas das diversas invenções que estarão presentes na 38ª PROJETE.

Este ano, cerca de 600 alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos desenvolveram mais de 140 projetos que serão apresentados nos três dias de PROJETE: 04, 05 e 06 de outubro, no Campus da ETE FMC. São ideias inovadoras com potencial de se transformarem em grandes projetos que facilitam o dia-a-dia e, consequentemente, promovem uma melhor qualidade de vida.

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário