O consumo de leite no café da manhã ajuda a reduzir a glicose no sangue, diz ciência

Uma equipe de cientistas da University of Guelph, em parceria com a University of Toronto, ambas no Canadá, examinou os efeitos do consumo de leite com alto teor proteico nos níveis de glicose e saciedade após a primeira refeição do dia e repetiram os testes após o almoço.

Em geral, o leite consumido com cereais matinais reduziu a glicemia pós-prandial (a medida da glicose no sangue algum tempo depois do consumo de alimentos contendo carboidratos) em comparação com a mistura do cereal com água. Além disso, o tipo de bebida com alta quantidade de proteína láctea reduziu mais a concentração de glicose pós-prandial em comparação com a ingestão do leite com proteína em teor moderado.

As doenças metabólicas estão em ascensão global, e o diabetes tipo 2 e obesidade são algumas das principais preocupações atuais”, afirma Douglas Goff, professor líder da análise. “Há um impulso para desenvolver estratégias dietéticas para a redução do risco e o controle da obesidade e do diabetes, em busca de capacitar os pacientes a melhorar sua saúde pessoal.

A equipe descobriu que o leite consumido no café da manhã, junto com alimentos ricos em carboidratos reduziu a glicose no sangue mesmo após o almoço, e o leite com alto teor de proteína teve um efeito ainda mais duradouro.

De acordo com o Goff e sua equipe, “este estudo confirma a importância do leite na hora do café da manhã para ajudar na digestão mais lenta dos carboidratos e manter os níveis de açúcar no sangue mais baixos.

Viva bem

 

Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário