Em Santa Rita do Sapucaí, em 1° de setembro de 2007, a Prefeitura Municipal, após a criação em lei 061/ 2006 deu posse aos agentes de Guarda Municipal.
Os anos passaram e a corporação passou a denominada Guarda Civil Municipal e hoje 2018 com a criação do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP as Guardas Municipais passaram a ser chamadas de Polícia Municipal Administrativa.
A GCM de Santa Rita do Sapucaí realizou mais 65.000 atendimentos diversos a população, como registro de perdas de documentos diversos, resgates na cidade e na BR 459, assistências na zona urbana e rural, apoio às polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, atuação em delitos de menor potencial como pequenos furtos, roubos, violência contra pessoas, contra animais, atuação forte como Brigadista Municipais juntamente com a Defesa Civil e atuação direta e forte na fiscalização e na orientação do trânsito mesmo não aplicando multas o que ainda cabe a Polícia Militar.
A Corporação está de certa forma deixando de registrar ocorrências devido não estar inserida no registro de eventos de Defesa Social, o Reds.
A Corporação da GCM presta serviços públicos de grande relevância e de excelência a toda população de Santa Rita do Sapucaí.
Parabéns a cada Guarda Civil Municipal que contribui para esse sucesso.




















