Escritora Nidia Telles toma posse na Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí está com o seu quadro de membros efetivos completo, algo que não acontecia há muito tempo. As 40 cadeiras da entidade, fundada em 1985, estão todas ocupadas. A última que faltava, a de número 19, vazia desde o falecimento do acadêmico José Caponi de Melo, ocorrido há pouco mais de dois anos, foi ocupada no último sábado (25) pela escritora Nidia Sancho Telles Rodrigues. O patrono da cadeira é o professor Henrique del Castillo.

A cerimônia que deu posse a escritora aconteceu no Auditório Aureliano Chaves, no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. A solenidade também fez parte do Festival Cidade Criativa Cidade Feliz e além da posse, também anunciou o Concurso Literário Edméa Carvalho 2018. 

Nidia Telles escreve há muitos anos e com regularidade no jornal “Empório de Notícias”, de Santa Rita do Sapucaí (MG). É graduada em letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli, de Pouso Alegre (MG). A nova acadêmica foi indicada pelo confrade Mauro Cunha Azevedo Neto e seu nome foi apresentado em sessão ordinária da Alca em 05 de maio último. A assembleia, por unanimidade, acatou a indicação e aprovou a entrada de Nidia para o quadro efetivo.

O presidente da Alca – José Antônio Justino Ribeiro entrega o Diploma de Acadêmica à escritora Nidia Telles.
(Foto: Ériton Queles/Alca).

A cerimônia de sábado passado foi conduzida pelo presidente da Alca – acadêmico José Antônio Justino Ribeiro. Em seu discurso de abertura, Justino fez elogiosas referências à nova confreira e das contribuições que a mesma pode trazer para a Academia. O presidente também agradeceu o Inatel – parceiro da Alca há muitos anos – e salientou o dinamismo da Academia, pela participação dos acadêmicos efetivos nas reuniões e demais eventos da entidade e pela contribuição dos membros correspondentes.

Também compôs a mesa dos trabalhos o acadêmico Mauro Cunha. Ele fez a saudação de boas vindas a Nidia Telles. Em sua fala disse que conhece a escritora há muito tempo e revelou o livro que já está pronto que conta a vida do Major José Feliciano e sua família. Livro este que escreveu juntamente com Nidia Telles e mais um pesquisador. O livro será lançado oficialmente em sessão solene da Academia.

Nidia Sancho Telles Rodrigues em seu discurso de posse fez referência ao patrono de sua cadeira, o professor Henrique del Castillo, como reza a prática do estatuto da Academia. Emocionou-se ao lembrar dos pais e do quanto os mesmos a estimulavam para a prática da leitura. “Muito bom estar aqui”, disse fazendo referência à Alca. Nidia Telles também agradeceu ao acadêmico Mauro Cunha e a Carlos Romero, publisher do jornal Empório de Notícias. Após o discurso, fez o juramento da Academia e recebeu o “Diploma de Acadêmica” das mãos do presidente da Alca.

Ao final da sessão, foi anunciado oficialmente o Concurso Literário Edméa Carvalho 2018, que terá inscrições abertas entre 01.o de setembro a 30 de novembro. O Concurso é voltado para estudantes dos ensinos público e particular nos níveis fundamental 1, fundamental 2, médio e técnico. Após a sessão, foi servido um vinho de honra a todos os presentes.  

Texto: Evandro Carvalho, secretário acadêmico e jornalista. 

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário