A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí estará neste sábado fazendo um lançamento de mais um livro, seguindo uma tradição da entidade em receber escritores ou poetas para divulgação de sua arte e trabalho. O livro em questão é “Tempo de Jabuticabas” (Pontes Editores, 2016) da professora e escritora Maria José Carvalho Vianna.
A escritora já esteve nos quadros da Academia ao ocupar a cadeira 34 até 2005 quando faleceu. A cadeira hoje é ocupada pelo trovador e seresteiro Antônio Siécola Moreira. Com a reestruturação da Alca, que de Academia Santarritense de Letras ganhou o nome atual, foi criado o quadro de membros correspondentes com novas 20 cadeiras. Uma delas, em homenagem à Maria José, patronesse da cadeira número 59 – ocupada pelo jornalista Humberto Azevedo.
Tempo de Jabuticabas foi organizado pela neta da escritora, Giselle Sakamoto Souza Vianna, que também é poeta. As 192 páginas são organizadas em três partes. A primeira, com textos publicados todos eles nas décadas de 1980 e 90 no jornal “O Correio”, do jornalista (também acadêmico) Ivo de Carvalho. A segunda, com textos inéditos nunca publicados. A terceira parte do livro inclui fotos de Maria José, reprodução dos originais manuscritos ou datilografados e as páginas das edições de O Correio onde as crônicas foram publicadas.
Tempo de Jabuticabas tem um texto leve e simples, crônicas que nos alertam sobre os reais valores da beleza da vida, por vezes ocultados pela velocidade dos dias atuais, além de ter um belo e refinado acabamento. Giselle Sakamoto estará em Santa Rita do Sapucaí (MG) para autografar o livro. Eles poderão ser adquiridos na Cafeteria Caruso (Praça Santa Rita, 88) neste sábado (11) a partir das 14h. Gisele também vai participar da Sessão Solene da Alca, às 19h, no Auditório Aureliano Chaves – Inatel.
Gisele fala com carinho da avó, lembra-se da quantidade de textos que ela escreveu e comenta sobre o significado de lançar o livro em Santa Rita. “A produção literária da Maria José é vastíssima, tanto em gênero quanto em volume. Só de textos que ela publicou em jornal são aproximadamente 200, além dos inéditos. Tempo de Jabuticabas é o resultado de muitos anos de trabalho de seleção e revisão de seus escritos, trabalho esse que foi iniciado pela própria autora com sua irmã, a tia Miriam. Depois do falecimento da vovó, coube a mim levar adiante esse maravilhoso projeto. O lançamento do livro em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde Maria José viveu tantos e tantos anos e desenvolveu suas atividades literárias, tem uma importância muito especial. É aqui que estão seus alunos, seus leitores, seus colegas escritores, muitos de seus amigos. As pessoas que beberam dessa literatura e que também lhe dão vida. Realizar este evento junto à Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, de que Mariju [carinhoso apelido de Maria José] se orgulhava tanto de fazer parte, é o que torna nossa realização completa”, diz a organizadora.
O presidente da Alca, José Antônio Justino Ribeiro, lembra que Maria José, além de escritora, teve também uma vida dedicada à educação. “A Alca sempre tem patrocinado eventos culturais, artísticos e literários em nossa cidade. Seguindo esta tradição, promoverá a apresentação do livro Tempo de jabuticabas, obra póstuma da acadêmica e professora Maria José Carvalho Vianna. A autora nasceu em Martinho Campos, cerca de 200 km de Belo Horizonte, e lecionou português, literatura latina e grega por longos anos, em diferentes cidades de Minas Gerais e São Paulo. Lecionou para uma multidão de alunos, desde os dos níveis fundamentais até os de graus universitários, que são sempre agradecidos pelos ensinamentos que dela receberam. Fora das atividades de ensino, pesquisou a vida de importantes personalidades e divulgava seus estudos com profunda análise dos locais e sobre a história desta região”, comenta o presidente.



























