Crime Ambiental na Serra do Paredão

Um crime ambiental foi encontrado na Serra do Paredão onde está localizada a Reserva Biológica da Serra de Santa Rita Mitzi Brandão graças aos pilotos de paraglider que frequentam a rampa de voo livre que fica na Serra do Paredão, os pilotos viram do alto durante os voos que estava havendo um desmatamento em um local bem próximo à rampa de voo livre.

E segundo relatos em três dias houve um aumento significativo da área desmatada. Com isso a denúncia foi encaminhada a Divisão de Meio Ambiente do município de Santa Rita do Sapucaí e ao receber a denúncia foi feita uma comunicação a Polícia Militar Ambiental de Pouso Alegre.

Todas as medidas que o município de Santa Rita do Sapucaí podia tomar foram tomadas, apesar da área desmatada pertencer ao município de São Sebastião da Bela vista. Não importa se área desmatada pertence a outro município, o que importa é que houve um crime enorme em uma área muito rica em sua biodiversidade.

Área que praticamente faz parte de nossa reserva biológica, pois a Serra Paredão é uma só e ela faz parte das cadeias de montanhas da Mantiqueira, com predomínio de Mata Atlântica, riquíssima biologicamente falando.

Uma área desmatada impacta a biodiversidade de forma devastadora, com a destruição da floresta perde-se o habitat natural de muitas espécies, causando mortes de muitos animais e até mesmo extinção de espécies endêmicas, afeta a cadeia alimentar e os ecossistemas locais e muitos outros problemas podem ser originados de um crime como este.

Este fato deixou muita gente em alerta para com a nossa Serra do Paredão, principalmente os pilotos de voo livre e os ambientalistas e pesquisadores que frequentam o local, pois sabemos o quanto essa floresta é importante pra todos nós. Portanto fica aqui meu apelo pra todos que ajudem a cuidar e preservar nossas florestas, crimes como este que está acontecendo não pode acontecer, as consequências são gravíssimas ao meio ambiente e a nós mesmos.

Deixo aqui meu agradecimento especial aos pilotos de voo livre que viram e não deixaram essa barbaridade passar em vão.

O mal ainda está por toda parte, mas o que deixa a gente um pouco mais tranquilo é saber que ainda tem muitas pessoas do bem e essas pessoas que fazem toda a diferença.

Juntos somos mais!

Júlio César

Olhar de um biólogo

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário