240 dias de CPI da COPASA

“Chegamos ao fim da CPI COPASA,foram 240 dias de trabalhos levantamos 1613 páginas de documentos em nove volumes, foram 74 ofícios enviados com pedidos de informações e providências.

Realizamos 34 reuniões de trabalho, oito oitivas, 16 coletas de amostras da qualidade da água e 37 análises laboratoriais.
O número de envolvidos nos trabalhos da Comissão, incluindo os legisladores, servidores da Câmara e especialistas,passou dos 20.

Tive o prazer de ser o relator do parecer final, li as 1613 páginas mais de 4 vezes, cada detalhe foi levantado e debatido entre a Comissão e os membros do Instituto Fernando Bonillo.

Foram momentos de muito trabalho, outros tensos e outros bem descontraídos.

Sem dúvida o momento mais triste e até mesmo dramático foi quando realizávamos a primeira expedição ao Rio Sapucaí.
Estávamos eu, Júlio César, Diego e Cleber Costa no barco, quando ao atravessarmos uma corredeira com pedras e galhos, o barco veio a sofrer uma séria avaria, um galho rasgou a sua lateral e a água começou a invadí-lo rapidamente.

Estávamos no meio do rio, em um local onde poderia chegar a cerca de 6 a 8m de profundidade, em ambas as margens barracos e altos.

A habilidade e agilidade de nosso piloto Cleber nos salvou, rapidamente ele direcionou o barco para uma margem, ficamos náufragos!!

Eu rapidamente saltei do barco e me atolei quase até a cintura em uma pequena ilhotazinha em baixo de um barranco, já o Júlio César subiu no barranco como uma largatixa…Cleber Costa com o Diego tentando tirar água do barco para evitar que o motor afundasse com ele…

Enquanto passávamos um perrengue danado a Marielle juntamente com o Cristian brincavam de descer o rio de caiaque…Ligando pra ela e nada de atender…Depois de muitas tentativas eis que ela atende ao telefone e ainda acha que era trote nosso…ARA!!!!!! rsrsrs

Aí o Cristian foi até onde estávamos com o seu caiaque, então o Cleber entrou nele e foi buscar outro barco em sua casa para nos resgatar…

Ao chegar com o outro barco tiramos o motor do furado e colocamos nele…aí era a hora de eu sair do atoleiro para entrar no novo barco, mas sair como?? Atolado até as coxas??? Precisei ser “puxado” pelo Cristian e Diego…consegui entrar no barco, e a correnteza começou a nos levar para as pedras e galho e quem disse que o motor ligava, estava calmo, até que vi que Cleber começou a ficar nervoso e gritava NÃO LEVANTA NÃO LEVANTA, levantar como?? Se estava colado de barro no banco do barco…rsrsrs Com muito custo o motor funcionou…fomos para perto do outro barco, faltava ainda o Júlio César e o Diego entrarem no barco. Aí outro probleminha rsrsrs na rapidez com que o Júlio César saiu do barco e subiu no barranco ele não percebeu a altura que subiu…e pra descer agora???? Eis a questão!! Aí eu disse a ele segue pela mata a frente que você irá sair perto do hospital novo e ele me responde, como? acima de mim tem outro barranco bem mais alto que esse…rsrs Foi preciso ele descer em cima do ombro do Cristian com ajuda do Diego para conseguir depois descer dentro do barco!!

Depois desse susto descemos o rio até a rua do Queima e encontramos de tudo, desde esgoto de escola saindo direto no rio, como canos escondidos, manilhas jogando esgoto no rio e pasmem a Copasa escondeu debaixo d’água o cano que solta a água depois do esgoto “tratado” no Rio Sapucaí!!

Gostaria de agradecer a cada um dos envolvidos neste trabalho, como disse foram 240 dias, 8 meses, o meu muito obrigado a todos!!! E a nossa luta continua, a nossa parte fizemos, agora cabe ao Executivo e Ministério Público agirem em prol de nossa população!!

Missão dada, missão cumprida!!”

By Giácomo Costanti

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário