Projeto do Sebrae Minas ajuda empresas com vocação para se tornarem franqueadoras
Em 2010 o Sebrae deu início ao projeto Minas Franquia, com o objetivo de oferecer às micro e pequenas empresas uma alternativa para expansão dos negócios. “O projeto abrange serviços de orientação para a estruturação de empresas com potencial de crescimento, para que se tornem franqueadoras, nos termos estabelecidos pela Lei do Franchising”, explica a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões, coordenadora do programa.
Desde que o Minas Franquia começou já foram lançadas 96 empresas franqueadoras nas cidades de Varginha, Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares. Foram vendidas 185 franquias, gerando R$ 11 milhões em expansão de novos negócios. No Sul de Minas, desde o início do programa, foram graduadas 17 franqueadoras.
De acordo com Alessandra Simões, o processo para transformar uma empresa em franqueadora começa com uma análise da franqueabilidade de modelos de negócio. “É preciso que o negócio seja replicável, ou seja, tenha processos, padrões e know how a serem repassados aos franqueados”, afirma a analista. Por isso é necessário analisar o mercado em que o negócio está inserido e seu estágio de maturidade de gestão para que possa ser replicado.
O passo seguinte é a estruturação legal, que inclui toda a documentação necessária. Depois disso, o programa Minas Franquia dá suporte para os empresários iniciarem processo de comercialização e a divulgarem seu franchising. A última etapa do programa prevê auxílio na implementação da rede de franquias. Todo esse processo leva em torno de 18 meses.
Minas Franquia
O que é? Programa do Sebrae que ajuda micro e pequenas empresas a se tornarem franqueadoras.
Resultados:


























