Dr. Erasmo Camanducaia – Facetas e “Lentes de Contato” dentais – Conceitos e Tipos.

Boa tarde Amigos,

Todos os dias chegam até mim, pacientes com necessidades diversas, todos querendo melhorar a aparência e o sorriso; todos desejando e necessitando de uma reabilitação estética.

Os procedimentos em Odontologia Estética, são vários. Dentre eles, um dos mais comentados, que causam mais impacto visual e que também gera MUITAS DÚVIDAS são as facetas e lentes de contato dentais. Por isso resolvi escrever para tentar sanar algumas das principais dúvidas de meus pacientes.

Primeiramente: Facetas e lentes de contato são finas lâminas de material estético que são
instalados sobre os dentes. Todos esses procedimentos são facetas! Lente de contato foi uma denominação dada para as facetas extremamente finas ( de 0,2 a 0,5 mm de espessura ), por terem as mesmas espessuras de uma lente de contato ocular. Mas, no fundo é uma faceta como as outras.

As facetas podem ser DIRETAS ou INDIRETAS.

DIRETAS: São as que são construídas diretamente sobre os dentes, na boca.

INDIRETAS: São as que são produzidas em cima de um modelo, em laboratórios de próteses. Para essas os dentes serão preparados, moldados e o paciente usará facetas provisórias por um tempo.

Quanto ao material, elas podem ser em PORCELANA ou em RESINA, e aí é que está a maioria das dúvidas: qual a melhor?

As facetas em porcelana são sempre indiretas. Não há como fazer porcelana diretamente na boca. As de porcelana necessitam de um preparo mais complexo do dente. Os dentes deverão ser moldados e facetas provisórias deverão estar prontas para serem usadas por um tempo. O paciente passará por sessões de prova das peças até estarem todas ajustadas e corretas. Então, serão todas cimentadas e finalizadas.

As facetas em porcelana conseguem um polimento mais liso que as de resina, acumulando menos placa bacteriana. São um pouco mais resistentes que as de resina também, mas não são inquebráveis. A principal vantagem das facetas em porcelana é que a sua cor nunca se altera. Vai sempre estar com a mesma cor inicial, não importa quanto tempo passe.

Entretanto, a técnica das facetas e lentes de contato em porcelana é mais complexa. Elas
demoram mais para ficarem prontas que as de resinas e o seu custo é muito maior que as de resina também.

As facetas em resina podem ser diretas ou indiretas. Mas, pela facilidade de manuseio, quase sempre opta-se pela técnica direta, feita diretamente na boca. Não há necessidade de grandes preparos, na maioria dos casos, o que preserva mais a estrutura natural do dente e não requer moldes e trabalhos em laboratórios, nem tampouco o uso de provisórios. Não há necessidade de provas das facetas pois elas são produzidas nos dentes, nem também cimentações.

É uma técnica mais simples e super rápida ( em 1 semana se faz todo o sorriso ). Porém, requer muito conhecimento técnico, extrema habilidade, dotação artística e alta sensibilidade e bom senso por parte do cirurgião dentista. Nesses aspectos, a técnica torna-se bem minuciosa, o que faz muitos profissionais abandonarem essa opção.

Embora tenha resistência mais que suficiente, não existe nenhum material inquebrável e as facetas em resina são um pouco mais frágeis que as de porcelana. Entretanto, se houver uma fratura ou trinca, as facetas em resina são facilmente reparadas em poucos minutos. Isso é impossível com as facetas em porcelana, que se quebrarem tem que ser totalmente removidas e nova peça deverá ser produzida.

As facetas e lentes em resina devem ser polidas de tempos em tempos para conservarem sua vitalidade, brilho e lisura. Esse procedimento não é necessário com as facetas de porcelana.

Financeiramente, as facetas em resina são bem mais baratas, chegando a custar menos da metade do preço das de porcelana.


A desvantagem das facetas e lentes de contato em resina é que a cor das resinas vai se alterando com o passar do tempo, sendo necessária a sua substituição após alguns anos. Mas, hoje em dia, as boas resinas, específicas para esses procedimentos mais técnicos tem alta durabilidade dando uma sobrevida de 9 a 10 anos para as facetas, o que é muito bom. Contudo, hábitos como o cigarro, má higiene e bebidas alcoólicas diminuem a durabilidade do procedimento.

Esteticamente, qualquer umas das técnicas: tanto as de resina como as de porcelana, ficam perfeitas e lindas, devolvendo a alegria, a segurança e a autoestima aos pacientes.

Facetas diretas em resina

Cabe ao cirurgião dentista expor ao paciente as opções bem como orientá-lo quanto aos prós e contras de cada técnica. E ao paciente, decidir por qual optar, dentro de seus objetivos e possibilidades.

Mas, o certo é que qualquer modalidade de reabilitação estética deve ser executada apenas por profissionais experientes e com amplo conhecimento na área.

Imagens retiradas da internet

Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário