Durante uma expedição realizada no Rio Sapucaí no último dia 4 de junho, nos deparamos com grandes problemas, sendo eles:
- Lançamento de esgoto diretamente no rio;
- E o que mais deixou todos indignados foi a quantidade de lixo, tanto nas margens, como no leito do rio.
Nosso Rio Sapucaí vem sendo um depósito de lixo, por ignorância e falta de consciência das pessoas para com o meio ambiente.
E por tanta ignorância ou indiferença podemos causar danos imensos e irreparáveis ao meio ambiente.
O lixo descartado em rios é formado basicamente de pequenos resíduos sólidos, sendo eles plásticos, vidros, metais, etc e outros de grande porte como, sofás, pneus, colchões, carcaças de carros, eletrodomésticos, etc.
A maioria destes objetos leva mais de 500 anos nos corpos hídricos até a sua completa degradação.
Estes resíduos descartados nos rios geram grandes consequências, como morte de animais aquáticos, alterações nos vegetais de espécies subaquáticas e ribeirinhas. E também os lixos flutuantes em grandes quantidades conduzidos pelos rios fica retidos em algumas áreas com galhos ou mangues, com isso vai degradando estes ambientes. Toda esta poluição, causa grandes danos ao ecossistema.
Ainda por cima lixos descartados no rio com o tempo vai provocando o assoreamento do rio, com isso podem causar, enchentes e alagamentos.
Lixo é um dos maiores desafios encontrados pelas cidades, mas se cada um fizer sua parte isso deixará de ser um problema tão grave.
Portanto não jogue lixo em qualquer lugar, lixo é coisa séria e deve ser descartado em lugar adequado.
“Mude sua atitude, preserve o amanhã.”
Olhar de um biólogo, por Júlio César – Clique aqui



























Em algumas fotos da para ver que o lixo está atrás dos tapumes das barracas da festa…