NIKI LAUDA

Sandro Mendes

O austríaco Andreas Nikolaus Lauda, o Niki Lauda, é considerado um dos grandes nomes do automobilismo mundial, tendo sido tricampeão mundial de Fórmula um.

Sua história é sinônimo de coragem e superação. Começa com um empréstimo que ele arrumou para iniciar sua carreira, numa época em que todo ano um piloto morria de acidente nas pistas.

Sua família era contra ele correr. Naqueles anos morreram Jochen Rindt, François Cevert, Tom Pryce, Ronnie Peterson, Patrick Depailler, Gilles Villeneuve, todos em acidentes horríveis. Mesmo assim Lauda foi adiante.

Até que em 1976 chegou sua vez de se acidentar perigosamente. Em 1º de agosto, no circuito de Nürburgring, na Alemanha, seu carro derrapou, bateu na lateral na pista e
pegou fogo no mesmo instante.

Ele ficou preso nas ferragens por vários minutos e sofreu graves queimaduras. Como havia perdido seu capacete na batida, seu rosto queimou, chegando a derreter uma parte da orelha direita. Vários ossos estavam quebrados e a fumaça comprometera
gravemente seus pulmões.

Foi levado para o hospital e chegou a receber a extrema unção de um padre, pois estava praticamente morto. O filme Rush mostra o que ele sofreu e mostra também como ele “ressuscitou” e foi adiante, sendo que 40 dias depois estava correndo novamente, acabando como vice-campeão de Fórmula Um naquele ano.

O que dizer de um sujeito desses?

Hoje, com o rosto completamente desfigurado por causa do acidente, tendo inclusive perdido uma parte da orelha, Niki Lauda é proprietário da companhia aérea Niki, e diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1, ligada à fábrica Mercedes Benz.

Algumas frases de Lauda:

“Desistir é algo que Lauda não faz.”

“Estou cobrando um dólar pelas minhas habilidades como piloto. O resto é pela minha personalidade”, ao explicar o seu alto salário em 1984, pela McLaren.

“Eu prefiro ter meu pé direito em vez de um belo rosto", sobre o fato de não ter  feito plásticas após seu acidente.”

“A grande vitória neste negócio é quando você deixa o paddock com vida”.

Esse é Niki Lauda, o homem que fez uma ultrapassem incrível sobre a morte.

Sandro Mendes

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário