DRAMA E COMÉDIA

Sandro Mendes

O inglês Joseph Merrick (1862-1890) ficou conhecido como Homem Elefante. Era portador de uma doença rara que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo. Foram anos de dor, sofrimento e humilhação até morrer com apenas 27 anos de idade.

Qual a razão para um ser humano ter tido uma existência tão trágica, enquanto a Rainha da Inglaterra, por exemplo, sempre vivenciou enorme riqueza, conforto e saúde durante uma vida toda?

Por que uma criança nasce e passa fome na Etiópia enquanto outra nasce em Nova York e curte a vida na Disney?

Das favelas até os bairros mais ricos, a distância não é só física. Há um universo de diferenças, que vão de frustrações a conquistas, da fome ao esbanjamento, do puxar um carrinho de papelão para reciclagem ao desfilar em um carrão importado.

Como pode um sujeito, como Ayrton Senna, que trazia tanta alegria para o sofrido povo brasileiro, morrer aos 34 anos de idade, enquanto existem autoridades que passam 60, 70 anos roubando o país e morrem no conforto de aposentadorias milionárias?

Como é possível religiosos pedófilos usarem de sua posição para traumatizar tantas crianças pelo mundo?

Como pode um homem como Hitler tomar as atitudes que tomou, provocando a morte de milhões e inclusive de seu próprio povo?

Por que pais dedicados perdem seus filhos no auge da juventude, enquanto outros pais relapsos simplesmente abandonam os seus pela vida afora?

Como é possível grande parte dos conflitos mundiais terem origem a partir de religiões, as quais deveriam estar pregando a paz, o amor e o perdão?

Por que tanta incoerência, tanta contradição, tanta diferença, tanta desigualdade nesse mundo que vivemos?

A vida é um filme de injustiças, dramas e barbaridades que assistimos sem entender, mesmo porque não há uma lógica por trás de tudo isso. A vida merece um Oscar pelos seus dramas e mistérios.

Resta ao homem, por mais injustiçado que seja, a capacidade de sorrir, de não levar o viver muito a sério. Sorrir, sonhar e amar são os antídotos que temos.

Se a vida lhe traz um drama, convide-a para assistir uma comédia com você.

Sandro Mendes

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário