Cinco cidades do Sul de Minas foram afetadas pelo apagão que atingiu 14 estados do Norte e do Nordeste na tarde de ontem(21). Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as cidades de Bom Jesus da Penha, Claraval, Cruzília, São João da Mata e Pouso Alegre tiveram a distribuição de energia atingidas parcialmente por cerca de 15 minutos. Em Minas Gerais, foram 31 cidades afetadas.
Conforme a Cemig, o sistema foi afetado pelo acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) do Sistema Interligado Nacional (SIN), sob gestão do Operador Nacional do Sistema (ONS), provocando perda de carga e consequente interrupção parcial de energia elétrica pelo período máximo de 15 minutos.
O desligamento ocorreu às 15h48 e o restabelecimento se iniciou a partir de 15h52. Ainda conforme a Cemig, 10 minutos depois, praticamente todos os clientes já estavam com a energia restabelecida.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão foi causado foi uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. As causas do problema ainda estão sendo apuradas. Os 14 estados afetados foram Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.


























