Reunião de Segurança Pública acontece em Santa Rita

Em Santa Rita do Sapucaí ocorreu hoje(29) uma reunião sobre Segurança Pública.

A reunião foi organizada pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, juntamente com a Cooperrita,  Sindicato Rural de Santa Rita do Sapucaí e ocorreu na sala de reunião da diretoria da Cooperrita.

A reunião contou com a presença do Vereador Giácomo Costanti, Presidente da Comissão de Segurança Pública, do Vereador Flávio de Castro Barbosa, Vogal da Comissão de Segurança Pública, a ausência do Vereador Miguel Garcia Caputo, Vogal da Comissão de Segurança Pública foi justificada, Luis Fernando Ribeiro, Presidente da Cooperrita, Leonilton Moreira, Presidente do Sindicato Rural, Vagner Fernandes Mendes, Presidente da Câmara Municipal, Daniel Carli Teixeira, Presidente da OAB de Santa Rita do Sapucaí, Ten Cel PM Luciano Washington Vivas, Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pouso Alegre, Major PM Paulo Roberto Barros, Comandante da 17ª Cia PM Ind Mat, Cap PM Philipe Alves Rosa, Comandante da 114ª Cia PM, Ten PM Luciano Alves dos Santos, Sub Comandante da 114ª Cia PM, Ten PM Elias Daniel da Motta Yanase, Comandante dos Pelotões da 114ª Cia PM, Ten PM Carlos Henrique Rodrigues Polícia Ambiental, Sgt PM Eliardo Guaresma Comandante do 4º Grupamento da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Rita do Sapucaí, Dr Renato Gavião, Delegado Adjunto Regional da Polícia Civil, Dr Diego Bruno Dias do Nascimento, Delegado da Comarca de Santa Rita do Sapucaí, Daniel Paulino de Souza, Diretor Municipal da Divisão de Segurança Pública, Marcos Roberto Ramos, Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Tavares, Loja Maçônica Portal da Serra, José Carlos Santana, Loja Maçônica Caridade Sul Mineira, Webber Mendes Miranda, Sociedade Amigos de Santa Rita do Sapucaí, Vereador Marcos Azevedo Moreira, SENAR MG, José Carlos Batista, Diretor de Laticínios da Cooperrita, Ivan Gonçalves Ribeiro, Sindicato Rural de Santa Rita do Sapucaí. O prefeito Jefferson Gonçalves Mendes justificou a ausência por problemas de saúde.

O presidente da Cooperrita Luís Fernando Ribeiro abriu a reunião dando boas vindas a todos e em seguida passou a palavra ao Presidente da Comissão de Segurança Pública Giácomo Costanti, que explicou o motivo da reunião aos presentes e solicitou que cada um se apresentasse.

O Presidente da Cooperrita questionou o Delegado Regional Adjunto Dr Renato Gavião sobre o fato de se ter atualmente apenas um delegado no Município e o fato de que o mesmo tem que dar plantão periodicamente na Delegacia Regional em Pouso Alegre, ficando então ausente do Município três dias, e isso, ainda prejudica os trabalhos da Polícia Militar que em caso de prisão em flagrante, tem que deslocar para a Delegacia Regional em Pouso Alegre, questionou ainda a falta de efetivo de investigadores na delegacia do município. Dr Renato afirmou que a Polícia Civil está em déficit de delegados e investigadores não só na Delegacia Regional de Pouso Alegre, como também de toda Minas Gerais, dos delegados enviados no último concurso para a regional de Pouso Alegre, com ajuda de deputados voltaram para a Grande Belo Horizonte, disse ainda que no dia 28 de março receberá novos investigadores e um deles será enviado para Santa Rita. Afirmou ainda que esta semana terá uma reunião com o Chefe Geral da Polícia Civil de Minas Gerais e levará ele a situação de nosso município.

O vereador Giácomo Costanti disse ao delegado Dr Renato, que a situação de nossa cidade, mundialmente conhecida como o Vale da Eletrônica é inadmissível, chegando a ser vergonhoso ficar até 6 dias no mês sem delegado na cidade. Dr Renato afirmou que a situação irá melhorar pois haverá um revesamento mais longo nos plantões.

Dr Diego comentou que nos dias de sua ausência por incrível que pareça são os dias que mais acontecem casos que necessitam da presença do delegado, disse ainda que os fatos que têm ocorrido em no município têm que chegar ao conhecimento do Governo Estadual, para que aconteçam melhorias.  Em Santa Rita faltam escrivães, pois um só é insuficiente para o bom andamento dos trabalhos.

O Diretor Municipal de Segurança Pública Daniel Paulino, expôs que o serviço de monitoramento municipal vem sendo de grande importância para os trabalhos da Polícia Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal.

O Capitão PM Philipe disse que o município será divido em cinco setores, dividindo assim, terá uma rede unida, a rede é uma estratégia de interação entre a sociedade, que leva os policiais aos locais de eventos irregulares tornando assim os trabalhos mais eficazes, levando direto ao ponto do fato, terá um alinhamento estratégico entre a segurança e partindo para readequações das redes junto com cada liderança das regiões, para estabelecer a próxima estratégia das redes e assim perceberão que Santa Rita não é uma cidade adequada para os roubos.

O Vereador Flávio de Castro questionou em relação ao efetivo da Guarda Civil Municipal, que está bem abaixo do previsto na lei de sua criação que é de 50 agentes, afirmou ainda que o aumento do efetivo da GCM depende exclusivamente do Poder Executivo, o mesmo já fez uma indicação para o aumento dos agentes da GCM, o que poderia ser feito para convencer o prefeito municipal para fazer o concurso para a GCM?

O Ten Cel Luciano disse que sente incomodado com a situação de Santa Rita, e demonstra sua indignação e parabeniza a todos pela iniciativa da reunião. Afirmou que tem que se fazer alguma coisa, que ficar de braços cruzados não é solução.

O Vereador Giácomo Costanti parabenizou a todos os policiais militares e civis do município, pois os mesmos vêm se desdobrando, com escalas apertadas e com as ferramentas que têm, vêm fazendo verdadeiros milagres em prol da segurança de nossa população.

Ficou acertado entre Ten Cel Luciano e Dr Renato Gavião, que haverá uma maior integração entre os efetivos, para que se possa realizar um trabalho com maior qualidade em busca de resultados positivos.

Esse é o momento de achar soluções para melhorias na segurança pública em nosso município, aumentar as abordagem em vias e praças públicas, combatendo efetivamente o tráfico e uso de drogas, pois muitas praças públicas estão sem condições de que família de bem as frequentem. A Polícia Militar tem combatido de maneira eficaz, porém essa situação se renova e acaba voltando, é o momento de incomodar quem vem incomodando a população!

Dr Daniel Presidente da OAB comentou que reduziu se muito o problema das drogas e assaltos com a instalação do monitoramento municipal e acredita que se teve uma boa melhora na segurança na cidade.

Uma nova reunião, agora setorial já foi marcada para a continuação dos trabalhos nesta iniciados.ofere erasmo

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário