Hoje(24), das 8h às 16h30, a Feira do Jovem Empreendedor será realizada no Poliesportivo José Alcides Rennó Mendes (Alcidão), em Santa Rita do Sapucaí. Estarão à venda itens diversos, como jogos educativos, guirlandas de natal, bolachas e sequilhos, produzidos a partir da participação de alunos de escolas municipais no curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEEP), integrante do programa Cultura Empreendedora, realizado pelo Sebrae Minas e implantado este ano na cidade, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes dedicaram-se e participaram ativamente de todo o processo empreendedor, definindo desde o público até o tipo de produto, preço, logomarca e nomes. Serão 13 projetos, de alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O dinheiro captado com a venda será revertido para os próprios estudantes para atividades coletivas.
“A parceria com o Sebrae só veio para somar, pois a cada nova capacitação realizada, os professores criam metodologias diferenciadas para trabalhar as dificuldades e crescimento dos estudantes em sala de aula”, afirma a coordenadora de programas e projetos pedagógicos da secretaria de educação de Santa Rita do Sapucaí, Maria Cleusa da Silva.
O Sebrae Minas realiza, o programa Cultura Empreendedora em escolas de todo estado, com o intuito de preparar os jovens para o futuro no mercado de trabalho, formar professores e despertar a comunidade escolar para novas possibilidades no processo de aprendizagem. Em Santa Rita do Sapucaí, o programa já capacitou 250 professores de 13 escolas da rede municipal, por meio do curso JEEP, que desenvolve noções de empreendedorismo e gestão por meio de atividades práticas junto aos estudantes.
“O papel do programa é despertar o empreendedorismo para formar os alunos como pessoas empreendedoras, independente deles seguirem carreira no próprio negócio ou como funcionários de alguma empresa. O empreendedorismo engloba soluções sustentáveis, de ética e cidadania, formando esses estudantes não só com a visão de empresários, mas como cidadãos”, ressalta a analista do Sebrae Minas, Bárbara Sarto.
Programa Cultura Empreendedora
O Programa Cultura Empreendedora tem o objetivo de tornar a escola um espaço de estímulo ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores, como autoconfiança, persistência, busca de oportunidades, iniciativa e comprometimento, além de construir uma nova realidade nas escolas, por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora, e que aliam a teoria à prática. O projeto propõe, ainda, a formação e capacitação dos professores, para que estejam aptos a aliar teoria e prática empreendedora em sala de aula. Com o programa, o Sebrae Minas tem o propósito de despertar novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das escolas e universidades, focadas no mercado e no fortalecimento do ecossistema empreendedor da instituição.
Somente em 2017, a regional Sul do Sebrae Minas pretende capacitar 130 escolas da região na metodologia. Desde o início do ano, o programa tem sido implantado ou está em realização nas cidades de Areado, Botelhos, Cabo Verde, Campo Belo, Carmo de Minas, Conceição da Aparecida, Elói Mendes, Lavras, Machado, Marmelópolis, Monte Belo, Pedralva, Poços de Caldas, Poço Fundo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Senador José Bento, Três Corações e Varginha.

























