Academia de Letras Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí elege novo presidente

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí elegeu seu mais novo presidente no sábado passado(26 de agosto) em sessão ordinária realizada no Auditório Aureliano Chaves no Inatel. O engenheiro e professor José Antônio Justino Ribeiro vai presidir a entidade nos próximos dois anos durante o biênio 2018 -2019. O novo presidente substitui assim o jornalista Evandro Carvalho, que esteve à frente da entidade por dois mandatos, biênios 2014-2015 e 2016-2017.

A 18.a diretoria também foi eleita na sessão. O professor José Cláudio Pereira será o vice-presidente substituindo o trovador e seresteiro Antônio Siécola Moreira, Evandro Carvalho volta ao secretariado da Academia, o advogado Mauro Cunha Azevedo Neto será o segundo secretário substituindo o professor José Geraldo de Souza, a coreógrafa Ândrea Falsarella segue como tesoureira, o decano da Academia – Décio de Almeida Azevedo como segundo tesoureiro, o novo orador será o engenheiro Ronaldo de Azevedo Carvalho em substituição ao maestro e pianista Ricardo Abrahão Pereira Machado. A relações públicas da entidade continuará sendo a escritora e poetiza Jandyra Adami Neves de Carvalho.

Pode-se dizer que a história do novo presidente da Alca se confunde com a própria história do Vale da Eletrônica ou que as duas estão intimamente ligadas. José Antônio Justino Ribeiro nasceu no Espírito Santo e veio para Santa Rita do Sapucaí aos 16 anos para estudar na ETE – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa ainda nos seus primeiros anos. Mais tarde estudou no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações onde graduou-se em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações. É mestre e doutor pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), e autor de dezenas de livros a artigos científicos. Justino entrou para a Academia em 11 de julho de 2015 e ocupa a cadeira de número 12 cujo patrono é o padre e professor Raul Laranjeira de Mendonça.

A sessão que elegeu a nova diretoria. No primeiro plano, o professor Ramón Villar Paisal. No segundo plano, a partir da esq., o trovador Antônio Siécola Moreira, o decano Décio de Almeida Azevedo, os professores José Antônio Justino Ribeiro e José Geraldo de Souza, o escritor Otto Carlos Kielblock, o pianista Caio Nelson Vono de Azevedo e o advogado Mauro Cunha Azevedo Neto. (Foto: Evandro Carvalho).

O novo presidente será o primeiro nome ligado às ciências exatas a ocupar a presidência desde que a antiga Academia Santarritense de Letras passou a se chamar Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, ampliando seus quadros antes restritos aos representantes das letras. Antecederam Justino, o filósofo, teólogo e professor Ramón Villar Paisal (letras), Antônio Siécola Moreira (letras), o cartunista e escritor Victor Hugo Neira Munõz (artes) e Evandro Carvalho (letras). A posse da nova diretoria será realizada em sessão solene em data ainda a ser marcada – em setembro ou outubro. 

José Antônio Justino Ribeiro, eleito por unanimidade pelos acadêmicos presentes, fez um breve discurso após a eleição. Disse estar “comovido” com o convite que recebeu para ocupar o cargo e que não medirá esforços para dar sequência aos trabalhos da Academia, zelando para a manutenção de seu futuro – apesar de ser um homem de “laboratório e sala de aula”, professor que é já há muitos anos. “Interagi muito bem com esta comunidade”, referindo-se a Santa Rita do Sapucaí e ao Vale da Eletrônica.  O jornalista Evandro Carvalho, que se despede da presidência, diz que a Alca estará em boas mãos nos próximos dois anos. “O professor Justino é um gigante, exemplo para os mais jovens. Tem uma história de vida belíssima e é um cientista de grande envergadura e gabarito. A Academia ganhou muito com sua presença, frequentador assíduo que é de nossas reuniões e demais eventos. Tenho certeza que conduzirá com maestria os destinos da Alca durante seu mandato. Tem sabedoria, experiência e humildade de sobra, requisitos imperativos para ocupar a presidência desta Casa”.

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário