Projeto do Corpo de Bombeiros beneficia 130 alunos de escolas públicas

Atividades ajudam na socialização e no rendimento escolar dos alunos

Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de São José da Lapa, na Grande Belo Horizonte, está beneficiando cerca de 130 alunos de escolas públicas. Implantado há cerca de dez anos no município, o projeto Bombeiro Mirim aposta na educação para reforçar o senso de responsabilidade e cidadania. O resultado tem se refletido até na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

O projeto funciona na Escola Municipal Leila Maria Lopes Fisher, no bairro Dom Pedro I, mas atende crianças de seis escolas da região. As aulas são ministradas por bombeiros do Pelotão de Vespasiano, no período de março a dezembro, de segunda a quinta-feira.

À prefeitura cabe ainda o lanche, o transporte e a seleção das crianças vindas de seis escolas da região. “As crianças participam de muitas atividades e isso se reflete até no rendimento escolar delas, avalia o Sargento Douglas, coordenador do projeto. “Muitos alunos chegam aqui tímidos e aprendem a se soltar mais, ter mais responsabilidade”, explica.

A idade dos alunos varia de seis a 13 anos. Quem estuda pela manhã frequenta o projeto à tarde e vice-versa e a rotina dos bombeirinhos é intensa em sala de aula e também fora dela. Além de palestras sobre cidadania, história do Corpo de Bombeiros e outras aulas teóricas, os alunos também participam de diversas atividades do universo bombeiro como salvamentos em altura, primeiros socorros e princípios de incêndio.

Na última semana, um dos temas das aulas foi o perigo do uso do cerol nas brincadeiras com pipa. E a turminha tem até um lema: “Solto pipa e sou legal. Não uso linha chilena e nem cerol”. De acordo com o Sargento Douglas, o projeto, além de beneficiar os alunos e auxiliar as escolas, o projeto traz uma outra vertente. Levar à população, a cultura da importância de se prevenir acidentes. “Cada criança que passa por aqui torna-se um multiplicador. Esse é o nosso principal objetivo, levar prevenção ao maior número de pessoas”, finaliza.

Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário