Reforço de Bombeiros no Parque do Rola Moça ajuda a reduzir 50% dos incêndios em junho

Este é o saldo da atuação de uma equipe de Bombeiros que tem como principal missão reforçar a proteção contra incêndios no interior do Parque do Rola Moça, uma das maiores áreas de preservação ambiental de Minas Gerais. O esforço já tem mostrado bons resultados. No mês de julho, foram registrados sete incêndios, uma queda de 50% nos incêndios em relação ao mesmo mês de 2016.

O Pelotão Acadêmico de Intervenção Ambiental ou PAINA é formado por militares em processo de formação ou capacitação em cursos da Academia de Bombeiros Militar e é ativado nos finais de semana e feriados. Além de manterem constante vigilância, os cerca de 30 militares apostam na ação educativa para manter a situação sob controle. Originalmente, a palavra paina significa uma fibra semelhante ao algodão, usada para revestir o interior de colchões e travesseiros. Mas no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a palavra foi usada para designar o pelotão de proteção ambiental que está reforçando a proteção contra incêndios no interior do Parque do Rola Moça.

A estratégia de transformar os visitantes do parque e os moradores do entorno em aliados nas ações ajuda a corporação a difundir a cultura da prevenção aos incêndios. Na última quinta-feira, por exemplo, foi realizada uma reunião com representantes de condomínios do entorno para a definição de ações com a participação da comunidade. Devido ao período de férias quando aumenta o número de visitantes, os militares fazem rondas nos principais pontos turísticos do parque orientando os visitantes.

Além de monitorar a presença de focos de incêndio agilizando o combate, a presença de um maior número de Bombeiros no local tem ajudado a inibir a atuação de incendiários. “Estudos apontam que 99% dos incêndios têm origem na ação humana”, explica o major Anderson Passos. Segundo ele, a presença dos militares ajuda a coibir a ação criminosa.

 
 
Esta entrada foi publicada em Noticias de Minas Gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário