O Bombeiro é o “amigo certo nas horas incertas” mas também é o “ amigo do peito” para mães e bebês prematuros da cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Um projeto desenvolvido há 10 anos pela 2ª Companhia de Bombeiros incentiva a doação de leite materno para recém-nascidos hospitalizados e ajuda a manter o estoque do banco de leite do principal hospital da cidade.
O projeto é resultado de uma parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O procedimento é simples. Uma vez por semana, um bombeiro e uma técnica de enfermagem vão até as residências de mães doadoras para coletar os vidros com o leite materno. As mães são cadastradas pelo hospital e recebem um treinamento para o armazenamento nos vidros disponibilizados pelo próprio banco de leite.
O leite recolhido é transportado pelo Corpo de Bombeiros até o banco de leite da cidade. Depois de passar por um processo de pasteurização em Varginha, o produto retorna para Pouso Alegre onde é cuidadosamente armazenado e já está pronto para o consumo dos bebês prematuros que não conseguem se alimentar no seio materno.
Este ano, a parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Banco de Leite já visitou mais de 20 mães e foram coletados mais de 60 litros de leite materno. No ano passado, esse número chegou a 230 litros. O projeto, além de promover maior integração com a comunidade local também funciona como um grande incentivo à amamentação.

























