Informatização do processo facilita emissão do Auto de Vistoria da corporação
A realização de vistorias on line, sem impressão de documentos e com emissão imediata do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), já é uma realidade em Minas Gerais. A novidade marcou os 15 anos da Diretoria de Atividades Técnicas completados no último dia 29 e comemorados em uma solenidade realizada no último dia 2, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Na Região Metropolitana, os vistoriadores já utilizam tablets, trenas digitais e luxímetros nas vistorias. Os equipamentos foram entregues às Companhias de Prevenção durante a solenidade que reuniu bombeiros do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, representantes técnicos, especialistas do setor e abriu espaço para palestras técnicas. A nova etapa finaliza o processo de informatização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O diretor de Atividades Técnicas, Coronel Marcus José Tibúrcio Lima, destacou a importância da instrumentalização da atividade de vistoria. “ Está sendo estabelecida uma nova etapa na evolução do Serviço de Segurança Contra Inocêncio e Pânico. Os equipamentos são importantíssimos para o bom desenvolvimento das atividades de vistoria que passam a ser ainda mais técnicos”, afirmou.
Durante a solendidade foram lançadas também instruções técnicas que tratam do controle de fumaça durante incêndios em edificações e reeditadas instruções que tratam do patrimônio cultural para edificações históricas e de alarmes/iluminação de emergência. A solenidade teve a participação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show.
Evolução
O investimento em tecnologia representa uma evolução para o Estado, reduzindo o prazo entre o protocolo, aprovação, vistoria e liberação do AVCB. Os resultados são a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a agilidade nas respostas aos pedidos de regularização de edificações. “ O Corpo de Bombeiros, por meio da Diretoria de Atividades Técnicas não medirá esforços para entregar um processo eficiente de regularização das edificações e áreas de risco, buscando a implementação da segurança contra incêndio e pânico nos 853 municípios de Minas Gerais”, afirma o Coronel Tibúrcio.
A partir do 2º semestre de 2017, a regularização de edificações por meio digital será estendida para o interior do Estado. Nas cidades de Ouro Preto, Ponte Nova e Sete Lagoas já foi iniciado o processo de expansão do sistema Infoscip, plataforma eletrônica de tramitação do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Desde a sua implantação, em 2012, já foram registrados no sistema cerca de 17 mil projetos de segurança contra incêndio e pânico. De janeiro a março deste ano, o Corpo de Bombeiros realizou 4,3 mil vistorias para emissão do AVCB em Minas Gerais. Em 2016 esse número chegou a cerca de 19 mil vistorias.

























