Uma iniciativa inédita no Sistema Prisional mineiro capacitou 15 detentos do Presídio de Alfenas, no Território Sul do estado, para a instalação de aquecedor solar de baixo custo. Além de aprenderem o ofício, os presos também instalaram os equipamentos em todas as celas da unidade. O projeto foi criado pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec) com o apoio da Vara de Execução Penal do município.
A verba usada na capacitação e instalação é proveniente dos recursos de prestação pecuniária da comarca de Alfenas. O valor do investimento foi de R$ 87.000. Os detentos foram selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que é um grupo multidisciplinar de profissionais das áreas de segurança, jurídica, de saúde e psicossocial da própria unidade.
O curso e as obras começaram em dezembro de 2016 e terminaram no mês passado. A carga horária foi de 168 horas. A Asmec vai ofertar outras quatro capacitações dentro da unidade prisional de Alfenas: Salgadeira, Pizzaiolo, Chapeiro e Empreendedorismo.
A Inauguração e Formatura do Curso de Aquecedor Solar de Baixo Custo será no dia 04/05/2017 – quinta-feira, às 14hoo no Presídio de Alfenas, na Rodovia Ottoni Ferreira Barbosa, KM 03, s/n° – Alfenas


























