Iphan realiza encontro de Congadeiros para entrega de resultados de pesquisa

Atividade integra projeto multinacional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

Com o objetivo de contribuir para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial afrodescendente na América Latina, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou de 2014 a 2016 três ações de identificação que contemplaram música, canto, dança e religiosidade de comunidades do Congado nos estados de Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Ibirité e Itapecerica) e São Paulo (Mogi das Cruzes).

O evento realizado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) e pela Superintendência do Iphan em Minas Gerais tem como objetivo reunir os detentores, fortalecendo o vínculo entre eles através da troca de suas experiências, memórias e saberes.

A iniciativa, que será apresentada em formato de ação devolutiva aos grupos que participaram do projeto, ocorrerá entre os dias 28 e 29 de janeiro na Superintendência do Iphan em Minas Gerais, e integra o projeto multinacional Salvaguardia del PCI relacionado a música, canto, danza de comunidades afrodescendentes en los países del CRESPIAL (Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina). O evento contará com a presença da antropóloga colombiana Adriana Molano, diretora geral do Centro.

As três pesquisas brasileiras, todas realizadas por meio do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC): Os saberes do sagrado: Irmandades do Rosário e o registro patrimonial; Mapeamento e Resgate de Aspectos da Cultura Tradicional de Comunidades Afrodescendentes de Mogi das Cruzes e Memórias e cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, produziram um conjunto de dados basilares sobre as Congadas, atualmente em processo de reconhecimento pelo Iphan. Confira fotos no site do Iphan.Oferecimento academia

Esta entrada foi publicada em Notícias Policiais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário