Registrando números equivalentes aos de 2015, o Vale da Eletrônica continua lançando produtos inovadores no mercado, sem fechamento de fábricas e sem demissões em massa
Com o objetivo de perpetuar a memória de Sinhá Moreira, precursora do Vale da Eletrônica, polo de indústrias de tecnologia situado no sul de Minas Gerais, hoje internacionalmente conhecido como APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, criou , em 2011, a Comenda Sinhá Moreira, uma homenagem realizada anualmente a pessoas, entidades e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica.
A Comenda Sinhá Moreira possui três categorias: Empresa Inovadora, Empresa com o maior crescimento de funcionários no período de um ano e Personalidade Ilustre. A solenidade de entrega da Comenda 2016 aconteceu nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 20h, no auditório da Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira, em Santa Rita do Sapucaí.
A empresa premiada na categoria Empresa Inovadora será a Biquad Tecnologia, que concorreu com o produto DAP UNO – processador digital de áudio, único processador de áudio nacional com tecnologia “mpx over aes”, padrão que permite que a interligação de toda a cadeia de processamento de áudio seja feita digitalmente, até o modulador do transmissor. Sem similar no mercado nacional, e com desenvolvimento 100% no Vale da Eletrônica, o produto foi escolhido como símbolo da inovação do Vale da Eletrônica no ano de 2016. A Biquad recebe a Comenda Sinhá Moreira na categoria Empresa Inovadora pela terceira vez.
A empresa com o maior crescimento do número de funcionários no período de julho de 2015 a agosto de 2016 é a DL Eletrônicos, indústria que ocupa o posto de maior fabricante de tablets para as classes C e D no Brasil. Mesmo em ano de crise e dificuldades, a empresa passou de 632 funcionários para 789 neste período, e recebe a Comenda Sinhá Moreira nesta categoria pela segunda vez.
Na categoria Personalidade Ilustre o homenageado será o Prof. Doutor José Cláudio Pereira, diretor do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI, instituição de ensino superior que há 45 anos contribui para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica, oferecendo cinco cursos de graduação, 11 cursos de pós-graduação e o posto de única instituição de ensino superior do sul de Minas a receber 4 estrelas do Guia do Estudante em todos os cursos e nota máxima no ENADE ( MEC ).
Estarão presentes à cerimônia a Diretora Técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, o vice-presidente da FIEMG, Agnaldo Diniz Filho e o Superintendente do Senai Minas Gerais, Cláudio Marcassa, entre outras autoridades.
Vale da Eletrônica – celeiro de inovação tecnológica
As 153 indústrias de tecnologia que compõem o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, são responsáveis pelo desenvolvimento e lançamento no mercado de 14.700 produtos inovadores, gerando 14 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 3,2 bi. Apesar do momento conturbado que vive o país, com a crise política e econômica afetando todos os setores da indústria nacional, o Vale da Eletrônica tem conseguido superar as dificuldades do momento. Não foram registradas demissões em massa, férias coletivas ou redução de jornada de trabalho nas indústrias do APL. Para o Presidente do SINDVEL , Roberto de Souza Pinto, ” a sinergia encontrada no Vale da Eletrônica entre empresas, instituições de ciência e tecnologia e poder público, com o foco constante em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, permite ao APL garantir a sobrevivência de suas empresas, mantendo-as competitivas e preparadas para superar as adversidades da economia”. “Vivemos em um ambiente de constante empreendedorismo, são inúmeras start-ups sendo geradas dentro de nossas incubadoras, colocamos mais de 10 mil novos produtos no lugar de 7.500 que foram descontinuados”, continua Roberto, ” a capacidade de inovação tecnológica do Vale da Eletrỗnica é a maior do mundo, proporcionalmente. 2017 está apenas começando e já temos produtos inovadores sendo lançados no mercado”, finaliza o Presidente do SINDVEL.


























