A Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí finaliza o plano de contingência para o período chuvoso neste mês de dezembro. O documento é revisado anualmente nos meses de outubro, novembro e dezembro que prepara as ações no município para eventos que possam ocorrer na temporada de chuvas.
O coordenador da Defesa Civil, Robledo de Martha, explica que o plano detalha como as instituições do município devem trabalhar em situações de desastres. “Temos esse plano há alguns anos, temos uma experiência com ele já, e sempre vamos revisando e colocando mais informações, está muito bem elaborado”, disse.
Os dados para o período de chuvas apontam para precipitações mais volumosas do que as registradas no último verão. Porém, Martha ressaltou “é uma previsão de longo prazo, para termos certeza será no período mesmo de chuva que começou em outubro e vai até abril, mas tem concentração em janeiro e fevereiro”.
O monitoramento, organizado com informações de municípios vizinhos, índices pluviométricos possibilitam enviar alertas para a população com três dias de antecedência, de acordo com Martha. Ele acrescentou que “os deslizamentos e desabamentos” são outros riscos que as chuvas trazem além das enchentes.
A Defesa Civil orienta a população entrar em contato com a Defesa Civil a qualquer sinal de movimentação de terra ou trincas em residência. “Temos todas as áreas de risco catalogadas, mas quem está no local todo dia é o morador que precisa estar atentos aos indícios. O morador precisa ver se no barranco está descendo muita água de chuva com terra, se há movimentação de terra, ou se a casa está trincando ou balançando quando passa carro”. A qualquer sinal dos indicados pelo coordenador é preciso ligar para a Defesa Civil no número 199, na Guarda Civil Municipal no 153 ou na Polícia Militar pelo 190.


























