Paciente do sexo feminino. 61 anos. Queixa principal era que não se alimentava direito, dor em todos os dentes, mau hálito, dentes moles. Dizia também ter feito 3 pontes removíveis inferiores mas não ter conseguido usar nenhuma pois todas machucavam e cortavam o lábio.
Ao exame intra oral detectamos que os nove dentes existentes no arco superior deveriam ser removidos. Todos estavam com mobilidade extrema e infeccionados devido a doença periodontal avançada, que é uma destruição dos tecidos de suporte dental.
No arco inferior não havia necessidade de extrações. Entretanto, havia que se fazer uma cirurgia de frenectomia para remoção do freio labial inferior
O freio labial era a razão da paciente não ter conseguido usar as próteses feitas anteriormente. A prótese cortava esse tecido o que fazia doer muito. Notem a inserção alta.
Planejamos então uma raspagem de tártaro inicialmente, restauração de dois dentes cariados embaixo, extração dos 9 dentes superiores, dentadura convencional superior e ponte removível inferior.
Seria um excelente caso para reabilitação com implantes. Mas, a paciente não optou por essa modalidade de reabilitação devido ao custo mais elevado.
Vejam as fotos:
Reabilitação concluída. Próteses instaladas, em perfeito funcionamento mecânico e fisiológico. Ajustes executados.
Caso encerrado. Funções mastigatória, fonética, oclusal e estética normais. A paciente está feliz.
Imagem a felicidade da paciente ao se ver novamente com um belo sorriso. Imaginem a auto estima restaurada. Para mim e’ muito gratificante.





























