Como tornar o banho diário mais agradável, economizando água e energia no chuveiro elétrico

Oficialmente o inverno ainda nem chegou, mas em muitas regiões do Brasil, a temperatura mínima tem estado bem próxima de zero e, em algumas outras, até abaixo, o que torna o banho diário uma tortura até se criar coragem para enfrentá-lo e, depois, para sair do chuveiro. Posteriormente, o problema é pagar as altas contas de energia, pois, segundo o PROCEL (ELETROBRAS) e a ANEEL, o chuveiro elétrico, embora seja o eletrodoméstico de menor custo numa residência, está presente em mais de 70% dos lares brasileiros e é o que, diariamente, mais consome energia elétrica, aumentando em torno de 35% a curva de carga diária no horário de ponta, período de pico no consumo de energia elétrica, entre as 18:00 e 21:00 horas.

O que poucos sabem é que, muitas vezes, é possível se tomar banho na temperatura de conforto ideal podendo gastar um pouco menos de energia elétrica e até de água tratada, recursos cada vez mais nobres no nosso planeta (cujos custos vêm aumentando com grande frequência em todo o país), tendo ações simples que são ecologicamente corretas e economicamente viáveis para todos.

O chuveiro elétrico tradicional, esse que a maioria de nós temos em nossas casas, conta com um seletor de potência que tem basicamente três ajustes: Frio (ou desligado), Verão (ou morno) e Inverno (ou quente), e para ajustar a temperatura de conforto, todos nós sempre usamos o fluxo de água, fechando a torneira se a água estiver fria, ou abrindo-a se estiver muito quente. Desta forma estamos sempre consumindo, mais água e mais energia para resfriar a água que esquentou demais…

É importante entender que o chuveiro elétrico foi inventado no Brasil há mais de 80 anos, numa época em que não havia preocupação alguma com relação ao consumo de água e nem de energia. Hoje qualquer economia desses recursos é muito bem-vinda. Dessa forma, é possível economizar água e energia usando um chuveiro eletrônico, ou simplesmente transformando o seu chuveiro elétrico comum em um eletrônico, instalando nele um “controlador eletrônico de temperatura para chuveiro”, equipamento que é de baixo custo e muito fácil de se instalar, cujo custo geralmente se paga em poucos meses, ou até semanas de uso, com as economias que promove. Esses produtos podem ser facilmente comprados pela Internet de forma parcelada no cartão de crédito, sendo que a economia gerada será maior do que a parcela do cartão.

Os controladores mais comuns existentes no mercado são o Eletro Reduction e o ECO Shower Slim que, além de promoverem economias de água e de energia, aumentam a vida útil do chuveiro e da resistência elétrica, principalmente no inverno, período de maior frequência de queima do chuveiro. Este último, além de ter mais de 2 anos de garantia de fábrica, e o ajuste de Set de Potência (uma exclusividade para oferecer maior economia de água e de energia ao usuário), é de uso mais seguro e, ainda, recupera no próprio cano do chuveiro o calor gerado no controle da temperatura, aumentando assim, a eficiência energética do sistema.

Com este controlador será mais fácil tomar o banho diário sem culpa com relação ao aumento do da conta de luz, mas a necessidade de se criar coragem para entrar e para sair do banho nesse frio que estamos vivendo, o controlador eletrônico de temperatura para chuveiro em nada mudará. Porém, o banho será muito mais agradável!

Cláudio Orlandi Lasso (50) é engenheiro eletricista, proprietário da empresa KL Telecom, experiente estudioso de técnicas que promovam economias de água e de energia elétrica em sistemas de aquecimento de água para o banho diário.NEW CAR NOVO

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário