Em Itajubá, a Polícia Militar de Meio Ambiente, em atendimento à denúncia de caça de animais silvestres com uso de cães e arma de fogo, realizou deslocamento até o bairro rural de Serra dos Toledos.
Durante a fiscalização, os policiais militares adentraram na mata, quando então ouviram latidos característicos de cães de caça (americanos) e logo em seguida, encontraram dependurados em árvores três mochilas. Os militares após ouvirem ruídos de tiro advindo da mata, se abrigaram e em seguida localizaram o acampamento dos infratores.
Na ocasião, a equipe policial se deparou com dois menores infratores, os quais estavam participando da caçada montados em dois cavalos. Os menores foram abordados e detidos.
Em seguida, apareceram outros indivíduos que vinham em direção à equipe policial, sendo dado ordem de parada aos autores, momento em que três deles se deitaram no chão, sendo imediatamente dado busca e foram algemados. Um dos autores resistiu à prisão sendo necessário uso moderado de força para contê-lo, ocasionando lesões leves no autor e no militar.
O autor que resistiu portava no momento do fato, uma arma de fogo, Carabina calibre 22, outro autor portava uma Cartucheira calibre 32, com 02 canos.
Ao ser dado buscas nas mochilas dos infratores foram encontrados, já abatidos, dois animais silvestres popularmente conhecidos por “pacas”; duas lanternas pequenas; uma faca; dois facões; cinco cartuchos intactos calibre 32; dez cartuchos intactos calibre 22; duas gandolas camufladas do Exército Brasileiro; uma capa de transporte de espingarda; três redes de nylon; dois rádios HT, 01 GPS marca “Etrex” 20; duas trelas para transporte de cães de caça.
Foram, ainda, encontrados no local: sete cães mestiços perdigueiros/ beagle (seis fêmeas e um macho), animais que eram utilizados durante o ato da prática da caça, além de dois veículos, sendo um VW/Variant e um Fiat/Uno, os quais foram utilizados para o transporte dos infratores até o local.
Como providências, foi dada voz de prisão e apreensão aos envolvidos, os quais posteriormente foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Itajubá, juntamente com as armas de fogo, veículos e materiais apreendidos.
Os cães, por apresentarem características de maus tratos, conforme ratifica laudo médico veterinário, ficaram no canil do centro de zoonose de Itajubá. Os equinos foram depositados a uma testemunha de um sítio vizinho ao local da infração. A caça abatida foi levada ao aterro controlado e enterrada. Os veículos foram apreendidos e removidos ao Auto Socorro credenciado.

























