A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí realiza nesta quarta-feira (24) a sessão “Cinema Alca”. O filme a ser exibido desta vez é “Nosthalgia”, do diretor russo Andrei Tarkovsky. A sessão Cinema Alca começa às 19h no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, no Auditório Aureliano Chaves. A entrada é franca.
Trata-se do segundo evento do ano de 2016 que a Academia promove. No mês passado foi realizado o Painel de Literatura. “Nosso propósito é realizar um evento a cada mês. Movimentar o público propondo uma programação diferenciada”, diz o acadêmico Evandro Carvalho, que ocupa atualmente a presidência da entidade. É a primeira vez que um filme russo será exibido na sessão. De 2014 até agora a Alca exibiu filmes brasileiros, japoneses, italianos. De “Deus e o diabo na terra do sol” até “2001 – Uma odisseia no espaço”. A programação será sempre eclética, promete o acadêmico.
Nosthalgia, de 1983, é um dos filmes de um diretor com uma resumida filmografia. Tarkovsky dirigiu apenas sete filmes – considerando somente os longa metragens, isso em função dos problemas que sempre teve com os censores da extinta União Soviética. Nosthalgia é o primeiro filme que ele fez fora da Rússia, rodado que foi na Itália, em italiano (a versão que será exibida no Cinema Alca tem legendas em português). Depois dele, Tarkovsky viria a filmar “O Sacrifício”, lançado que foi meses antes de sua morte em decorrência de um câncer.
No filme, um escritor russo viaja com uma intérprete (que pode ser uma amante) para Itália. Pretende fazer uma biografia de um músico erudito. No entanto, um inesperado encontro o faz prometer e cumprir uma insólita promessa. As cenas oníricas e planos- sequência cuidadosos fazem de Nosthalgia um filme primoroso de um diretor atento a pequenos detalhes. Mais informações sobre a sessão Cinema Alca podem ser obtidas pelo telefone (35) 999 047 933.


























