A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí inicia nesta quarta-feira(27) as atividades culturais de 2016. O primeiro evento do ano é o “Painel de Literatura”, que a Academia já vem realizando há alguns anos. O Painel começa às 19h no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, Auditório Aureliano Chaves, na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). A entrada é franca.

O acadêmico Antônio Siécola Moreira recita trovas durante um Painel em março de 2015. Ao seu lado,
o também acadêmico Otto Carlos Kielblock. (Foto: Evandro Carvalho/Alca).
O Painel da Literatura foi criado pelo acadêmico Victor Hugo Neira Muñoz com o nome de “Feitores das Palavras”. Trata-se de um espaço onde os participantes podem demonstrar seu talento, declamando poemas ou textos de própria autoria ou de outros autores. O mais importante das sessões é preservar o sentimento de liberdade. Cada declamante terá o tempo que for necessário para ler o que quiser. Qualquer pessoa pode participar.
Para este Painel a Alca escolheu três autores que serão comentados. O primeiro é o escritor e jornalista João do Rio, cronista dos que melhor descreveram a cidade do Rio de Janeiro há cerca de um século. Outro autor que será comentado é o argentino Jorge Luís Borges, um dos principais expoentes da literatura latino-americana. Por fim a Academia comentará o escritor Cyro de Luna Dias, que completaria 100 anos em dezembro. Cyro foi um dos fundadores da Alca.
“É importante que eventos como este aconteçam. Pouco se faz nesse sentido em Santa Rita. Nestes painéis fazemos uma pausa na correria do cotidiano. Bom para trocar ideias e, no caso deste painel de quarta, conhecer um pouco da obra dos autores propostos. Procuramos fazer as coisas com simplicidade para que todos se sintam mais a vontade nestas sessões. A Academia sempre estará de portas abertas ao público”, diz Evandro Carvalho, que preside a Alca.


























