No sábado, dia 12 de dezembro, aconteceu em São Bento do Sapucaí/SP a ultima etapa da Copa Paulista de Corrida de Montanhas e os atletas de Minas Gerais destacaram no pódio masculino e feminino na prova Endurance 50k pela Serra da Mantiqueira ao lado da Pedra Baú.
No masculino a prova foi definida nos últimos 5 km quando o santa-ritense Robson Vigilato impôs o ritmo inicial e venceu, conquistando o título de campeão da etapa São Bento ao concluir o percurso com o tempo de 5 horas 10 minutos e 14 segundos formou pódio com os atletas Rafael Andrade, de Belo Horizonte (5h20m30s) e o francês Eric Welterlin (5h37m07s).
Já no feminino também destacou o estado de Minas, a atleta de Extrema, Elizabete Prado, venceu em 6 horas 53 minutos e 42 segundos.
O atleta de Santa Rita do Sapucaí comemorou muito essa conquista, e destaca que a dificuldade do percurso fez com que os atletas a considerasse uma prova duríssima, a prova contou com mais de 2600 metros de elevação acumulada onde exigiu muito preparo físico e psicológico dos participantes. Robson Vigilato assumiu a liderança com outros dois atletas no km 10 e foram juntos até o km 17, sentindo bem, aumentou ritmo e vantagem dos demais liderando a corrida até o km 32, quando com dores musculares, perdeu a liderança, 3 km depois reassumiu e abriu vantagem nos últimos quilômetros. Mais uma vez o apoio dos amigos, família, da Life Academia e do Inatel foi fundamental.
O atleta tem recebido vários convites para 2016 mais a falta de apoio financeiro dificulta muito essas participações, sua Fan Page https://www.facebook.com/atletarobsonvigilato/ onde conta com o apoio moral e acompanhamento de vários amigos e admiradores deste atleta amador santa-ritense, das 11 provas oficiais que disputou em 2015 venceu sete, foi vice campeão em três, além de um sétimo lugar onde foi campeão na categoria de idade 35/39anos, destas 11 competições 5 delas foi ultra maratona, venceu quatro e foi vice em uma.
“Nesta conquista está muito mais que um troféu, está uma história de superação que iniciou no segundo semestre de 2014.
Em julho de 2014 descobri uma tendinite no tornozelo esquerdo que me afastou dos treinos e das competições, quando liberado a voltar, então decidi encarar um desafio maior para recuperar a confiança pessoal, e esse desafio era 50 km do Endurance nas Montanhas.
Na manhã do dia 29 de novembro de 2014 lá eu estava para largada, depois de 5 horas e 10 minutos eu concluía o percurso, sem dor, no pódio e na terceira colocação geral.
Reconquistava ali a confiança, pois eu estava recuperado da lesão e ainda levava para casa o troféu, guardei comigo apenas a confiança e as lembranças, o troféu como prometido deixei no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida/SP.
Com a mesma fé esse ano eu voltei e conquistei outro, e junto com esse troféu trouxe para casa uma história de superação, determinação, persistência, reconhecimento e amizades.
Quando retirei o kit, ao olhar no numeral 503 a lembrança de 2014 passou na mente em apenas segundos, parece que o número me dizia: 50+3, 50 é a distância e 3 era minha colocação na prova anterior e que eu poderia melhorar.
Foi uma das provas mais difícil que já participei, pretendia em primeiro lugar melhorar meu tempo em relação a 2014, devido à mudança do percurso e das suas dificuldades com subidas e descidas intermináveis, conclui que o tempo sub 5 horas não seria possível então o foco era vencê-la e graças a Deus venci e melhorei em dois segundos meu tempo anterior.
Tive fé e foco para vencer a prova que é destaque no Brasil, quando sentia dor lembrava as preparações na Life Academia e dos treinos nas serras, quando o físico não obedecia colocava a preparação psicológica para funcionar, um atleta sem patrocínio como é meu caso preciso fazer o melhor sempre, ser visto por patrocinador e um dia tornar esse sonho uma realidade.”


























