Inauguração beneficiará toda a região, diz Arantes
A partir do dia 5 de novembro de 2015, o município de São Sebastião do Paraíso e região passarão a contar com mais um serviço de relevância oferecido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Trata-se do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), que realiza audiências de conciliação de forma amigável entre as partes envolvidas.
Para o deputado Antônio Carlos Arantes, que requereu o serviço junto ao TJMG, o Cejus é muito importante para desafogar a justiça dos processos que lotam os fóruns. “O centro de conciliação oferece total acesso à Justiça, sem custos, sem demora, sem grandes formalidades, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Um processo judicial que geralmente é caro e demora anos pode ser evitado numa simples conversa amigável, validada pela Justiça. Agradeço ao tribunal por implantar na região este serviço”, ressaltou.
O Cejus de São Sebastião do Paraíso
A implantação do Cejus de São Sebastião do Paraíso foi comunicada pelo desembargador Wander Marotta, terceiro vice-presidente do TJMG, no último dia 19 de outubro. Quarenta e cinco dias antes, no dia 4 de setembro, o deputado Arantes havia protocolado ofício solicitando a implantação do centro de conciliação amigável no município. “Foi uma decisão acertada do Tribunal. Isso prova o quanto nossos desembargadores estão preocupados em dar mais rapidez à ação da justiça, evitando o desperdício de tempo e de dinheiro”, concluiu o deputado Arantes.
Diante da importância do Cejus, Arantes solicitou ao TJMG que avalie também a possibilidade de implantação de outros centros em 61 cidades do Sudoeste, Sul e Centro-Oeste de Minas. Em resposta, o tribunal informou que está analisando as opções disponíveis.
Em Minas Gerais existem 32 Cejus em funcionamento, o primeiro foi instalado em Belo Horizonte, em 2012.

























