A ideia é aproximar a cidade do campo, com produtos vindos diretos do produtor
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu nesta quarta-feira (09) com o presidente da Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG), Amarildo Kalil. O encontro teve como finalidade apresentar à empresa o Projeto Aproxima, criado pelo chefe de cozinha Eduardo Maya.
Como o próprio nome diz, o Aproxima tem a missão de aproximar o campo da cidade, trazendo os produtos direto para o consumidor, em feiras realizadas com a presença do produtor. Com isso, valoriza a culinária mineira, principalmente as comidas típicas de bares e restaurantes, além de produtos como o queijo, o café e as quitandas, mostrando o potencial da gastronomia mineira para o Brasil e para o mundo.
Para o deputado Arantes, as feiras estão contribuindo para consolidar o turismo gastronômico no Estado. “Como presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa tenho que apoiar essa iniciativa, que já tem o patrocínio da Faemg, do Senar e do Sebrae. Trazer esse projeto para Emater-MG é valorizar ainda mais o pequeno produtor, coisa que a empresa faz muito bem”, afirmou.
O presidente Amarildo Kalil se mostrou interessado e ficou de estudar como a Emater-MG poderá participar. “Nós trabalhamos também para que o produtor tenha acesso ao mercado, ou seja: da porteira pra fora. Fazer o produto chegar no mercado institucional é o sonho da agricultura familiar”, ressaltou.
O criador do Aproxima, Eduardo Maya, lembrou que além de trazer o produtor para as feiras, para ele mesmo vender seus produtos, o projeto pretende fazer com que restaurantes comprem diretamente dele e não de intermediários.
Também participaram da reunião, a gerente de divisão de Projetos e Programas do Departamento Técnico da Emater-MG, Maria Auxiliadora Tavares Carvalho, e o chefe de gabinete, Luciano Gontijo.

























